Título: Políticos da base aliada estão entre os que sacaram nas contas de Valério
Autor: Luiza Damé e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 18/07/2005, O País, p. 4

Líderes alinhados com o governo ficam apreensivos com entrevista de Delúbio

BRASÍLIA. A lista de pessoas que retiraram dinheiro de contas do publicitário Marcos Valério Fernandes no Banco Rural, entregue por ele ao Ministério Público Federal, contém nomes de integrantes de partidos aliados. A informação foi dada por um dos integrantes da CPI dos Correios, que deve receber hoje a lista.

As declarações do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares, que revelou um esquema de caixa dois para o financiamento das campanhas do PT e dos partidos da base, deixaram apreensivos líderes aliados. O presidente nacional do PP, Pedro Corrêa (PE), negou que o PT tenha ajudado seu partido na campanha eleitoral. PL e PSB pediram tempo para fazer um levantamento.

Líder do PTB repete que ouviu falar do caixa dois

Representantes da direção de PCdoB e PMDB procurados pelo GLOBO não retornaram. O líder do PTB na Câmara, José Múcio (PE), repetiu a declaração que deu ao Conselho de Ética. O parlamentar reafirmou que ouviu falar do uso de dinheiro de caixa dois nas campanhas do partido.

- O que sei foi o que ouvi do presidente do partido, Roberto Jefferson. De que houve um repasse do PT de R$4 milhões, mas, como isso foi feito, não sei - disse José Múcio.

Em depoimento na Procuradoria Geral da República, Delúbio Soares contou que o publicitário Marcos Valério fez empréstimos bancários para o PT. No depoimento, segundo seu advogado, Arnaldo Malheiros Filho, o ex-tesoureiro petista citou diretamente PTB, PL, PP, PSB, PCdoB e a ala governista do PMDB.

Segundo Pedro Corrêa, nas eleições de 2004, o PP fez poucas alianças com o PT e, em alguns municípios, foram até adversários. Ao negar que o partido tenha recebido dinheiro do PT, Corrêa afirmou que Delúbio terá que provar a ajuda financeira ao PP:

- Não tivemos (ajuda do PT). Não tinha como ter esse tipo de entendimento. Agora, ele terá que provar o que disse.

O líder do PSB, Renato Casagrande (ES), informou que não tem conhecimento de caixa dois na campanha do partido.

- Vou procurar saber dentro do partido se houve algum repasse do PT. As investigações irão apontar se esses recursos foram mesmo para os partidos. Se ocorreu, é crime eleitoral - disse o líder.

Casagrande disse que cobrará de Delúbio Soares - que depõe quarta-feira na CPI - a afirmação de que a base foi financiada com "dinheiro não contabilizado", como o ex-tesoureiro do PT refere-se ao caixa dois. A assessoria do PL informou que o partido precisará fazer um levantamento na contabilidade de todas as campanhas para verificar se houve repasse de dinheiro do PT.

Legenda da foto: DELÚBIO SOARES: políticos querem explicações do ex-tesoureir