Título: GASTOS DE MINISTÉRIOS COM PUBLICIDADE CRESCERAM 42% DE 2003 PARA 2004
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/07/2005, O País, p. 9

Levantamento do PFL no Siafi aponta uma verba de R$245 milhões

BRASÍLIA. O governo Lula apostou alto em propaganda para vencer as eleições municipais do ano passado. Apenas os ministérios gastaram R$245 milhões em publicidade institucional e de utilidade pública, de acordo com levantamento realizado pelo Partido da Frente Liberal (PFL) no sistema eletrônico de controle dos gastos orçamentários (Siafi). Em 2003, esses mesmos ministérios gastaram R$142,8 milhões, quase 42% menos.

CPI investiga desvios na contratação de publicidade

Os dados foram repassados à CPI dos Correios, que investiga desvios na contratação de publicidade governamental. O Brasil é um dos países onde o governo mais gasta com propaganda.

Ontem, a presidência da Petrobras contestou informações de integrantes da CPI repassadas ao GLOBO sobre as despesas da estatal com publicidade. Elas teriam superado R$850 milhões no ano passado, em tese, o triplo do gasto no ano anterior. José Eduardo Dutra, presidente da empresa, informou por sua assessoria que os dados corretos são: despesas de R$186 milhões com publicidade em 2003, R$216 milhões em 2004 e R$220 milhões na previsão para este ano.

Dutra contesta suspeitas de superfaturamento

Dutra disse, também, que são infundadas as suspeitas levantadas na CPI sobre superfaturamento na encomenda de plataformas marítimas com fornecedores nacionais, em junho do ano passado. Lembrou ter ido duas vezes ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedir auditoria sobre todas as licitações da Petrobras. A empresa garante já ter análises preliminares favoráveis do tribunal sobre a primeira compra em auditoria, a da plataforma P-34. Na CPI, as investigações apenas começaram.

Legenda da foto: DUTRA: contestação sobre gastos