Título: TRIBUNAL ANUNCIA 1ª ACUSAÇÃO CONTRA SADDAM
Autor:
Fonte: O Globo, 18/07/2005, O Mundo, p. 20

Julgamento deve começar em pouco tempo. Ex-ditador pode ser condenado à morte

BAGDÁ. O Tribunal Especial Iraquiano criado para julgar Saddam Hussein anunciou ontem a primeira acusação formal que pesará sobre o ex-ditador e três de seus principais ex-assessores: o assassinato de cerca de 150 xiitas em 1982, na vila de Dujail. O tribunal disse ainda que nos próximos dias anunciará quando terá início o julgamento.

O caso de Dujail é considerado relativamente pequeno se comparado a acusações de genocídio e outros crimes contra a Humanidade ocorridos durante os 25 anos da ditadura de Saddam. Mas investigadores disseram que poderá ser mais fácil provar sua culpa num caso menor, apressando sua condenação, possivelmente à pena de morte.

De acordo com o sistema judicial iraquiano, são necessários pelo menos 45 dias entre a formalização das acusações e o início do julgamento. Autoridades haviam previsto para o fim do ano o início do julgamento, mas a intensificação da violência no Iraque poderia apressar os procedimentos, de modo a atender a anseios de iraquianos de ver o ex-ditador morto.

Os três ex-assessores de Saddam a serem julgados são: Barzan al-Tikriti, meio-irmão do ex-ditador e ex-chefe do serviço de inteligência do Iraque; Taha Yasin Ramadan, ex-vice-presidente; e Awad Hamad al-Bander, ex-juiz-chefe da Corte Revolucionária.

O juiz-chefe do tribunal, Raed Jouhi, disse que a investigação de milhões de documentos e depoimentos de milhares de testemunhas do caso Dujail foi concluída. Segundo ele, nas próxima semanas outras investigações deverão terminar.

Os moradores de Dujail foram mortos depois de uma tentativa de assassinar Saddam, quando ele passava pela vila. A reação do ditador incluiu a prisão de centenas de mulheres e crianças e a destruição de plantações que garantiam o sustento de moradores.

Legenda da foto: SADDAM PRESO: acusado pelo assassinato de cerca de 150 xiitas em 1982