Título: VALÉRIO: DIRCEU SABIA DOS EMPRÉSTIMOS PARA O PT
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 19/07/2005, O País, p. 5
Assessora do líder do PT fez saque
BRASÍLIA. O empresário Marcos Valério disse em depoimento na Procuradoria Geral da República que o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira tinham conhecimento dos empréstimos feitos a pedido do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Isso contradiz a versão de Delúbio, que em entrevista à TV Globo assumiu sozinho a responsabilidade pelas operações financeiras.
Valério disse, sem informar data e valor, que repassou dinheiro na campanha eleitoral para os deputados Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Roberto Jefferson (PTB-RJ), confirmando a versão deste de que recebera R$4 milhões do publicitário para campanhas do PTB em 2004.
Valério disse que fez cinco empréstimos no BMG e no Banco Rural, a pedido de Delúbio. Valério deu o nome de 12 pessoas que teriam autorização para receber recursos para financiar campanhas de candidatos petistas e aliados. Dessa lista, integrantes da CPI identificaram apenas o nome de Anita Leocádia da Costa, assessora do líder do PT e presidente do Diretório Regional do PT no Pará, deputado Paulo Rocha.
A lista foi submetida pela Procuradoria da República a Delúbio Soares, que não reconheceu qualquer nome, negando que eles tenham recebido delegação do partido para fazer os saques.
Ao depor na Procuradoria, Valério afirmou que estava preocupado com o volume da dívida que tinha contraído a pedido do PT e quis saber de Delúbio qual a garantia que ele teria de receber o pagamento, caso o petista deixasse de ser o tesoureiro do partido. Foi então, contou Valério, que Delúbio afirmou que Dirceu e Sílvio Pereira tinham conhecimento de toda a operação e que eles honrariam o compromisso na hipótese de sua saída da direção.
No depoimento, Valério revelou ainda que o presidente do PT do Distrito Federal, Vilmar Lacerda, também foi beneficiário dos saques.