Título: SÍLVIO VAI DIZER QUE NADA SABIA
Autor:
Fonte: O Globo, 19/07/2005, O País, p. 8

BRASÍLIA. Os ex-dirigentes petistas que serão sabatinados hoje e amanhã pela CPI dos Correios passaram o fim de semana aprendendo como se comportar diante de perguntas hostis. O ex-tesoureiro Delúbio Soares e o ex-secretário-geral Sílvio Pereira foram submetidos a um media training , treinamento oferecido por assessorias de comunicação para ensinar a lidar com jornalistas e agir com segurança durante entrevistas.

O curso foi em São Paulo. Sílvio, que depõe hoje, passou mais tempo recebendo orientações, principalmente sobre como não se enrolar diante de perguntas complexas. O treinamento foi sugerido por colegas do PT. Ele e Delúbio vêm sendo orientados a não perder a calma diante da previsível pressão da CPI. A ordem é agir com naturalidade.

A estratégia de Sílvio já estava traçada ontem. Ele vai negar relação com os supostos empréstimos tomados pelo publicitário Marcos Valério de Souza para abastecer o caixa dois operado por Delúbio. Deverá dizer que nunca foi informado sobre essas operações e que teve contato com Valério nas campanhas eleitorais do ano passado, mas que nunca tratou de dinheiro. Valério fez as campanhas do PT em Osasco e São Bernardo.

Para o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), tudo que Sílvio e Delúbio afirmarem na CPI merece ser posto em dúvida:

¿ Está comprovado que eles mentiram o tempo inteiro. O fato de buscarem um hábeas-corpus na Justiça confirma que ou vão ficar calados ou vão mentir na CPI ¿ disse.