Título: EX-ASSESSORA DE DIRCEU TAMBÉM É DEMITIDA
Autor: Geralda Doca e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 19/07/2005, O País, p. 11

Sandra Cabral foi acusada de buscar dinheiro vivo para o PT

BRASÍLIA. A sindicalista petista Sandra Cabral foi demitida do cargo de assessora especial da Casa Civil. A exoneração, assinada pela ministra Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial de ontem. Sandra Cabral era uma das principais assessoras do hoje deputado José Dirceu (PT-SP) quando ele ocupava a chefia da Casa Civil. Ela era responsável pela administração da lista de cargos comissionados distribuídos ao PT e a partidos aliados.

Goiana ligada ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, Sandra Cabral é a mais nova integrante da lista de petistas acusados de envolvimento com movimentações financeiras suspeitas. Em entrevista ao GLOBO, o ex-petista Marco Túlio Lemes a acusou de operar o caixa dois da campanha que elegeu a deputada federal Neyde Aparecida (PT-GO), em 2002. Ele disse que Sandra buscou dinheiro vivo em São Paulo para bancar despesas da campanha. Ela teria levado mais de R$250 mil, numa bolsa, às vésperas da eleição.

Outros ex-assessores foram para o gabinete de Dirceu

As férias de Sandra Cabral terminaram oficialmente no último dia 14. Em rápida passagem pelo Palácio do Planalto na semana passada, ela disse a amigos que não gostaria de ficar na Casa Civil e revelou que também recusou convite para trabalhar no gabinete de Dirceu, na Câmara, para onde foram ex-assessores da Casa Civil.

Sandra Cabral costuma dizer que é uma "humilde professora" e que continuará sempre servindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não importa onde vá trabalhar.

No mês passado, ao ser apontada como interlocutora do empresário Marcos Valério de Souza no Palácio do Planalto, Sandra confirmou tê-lo recebido quatro ou cinco vezes para tratar de uma eventual candidatura de Delúbio e de ¿banalidades¿.

¿ O Palácio do Planalto no nosso governo, felizmente, é um palácio aberto. Qualquer pessoa entra a qualquer hora do dia ou da noite. Meu gabinete é absolutamente aberto ¿ disse, na ocasião.

Aos poucos, a ministra Dilma Rousseff vem afastando os assessores que trabalhavam com Dirceu na Casa Civil. Já saíram José Antonio Toffoli, que era subchefe de Assuntos Jurídicos, e Swedenberger Barbosa, que era secretário-executivo.