Título: CGU: EX-DIRETOR FOI OMISSO
Autor:
Fonte: O Globo, 19/07/2005, O País, p. 12

Osório não tomou providência sobre propina

BRASÍLIA. Relatório parcial feito pela Controladoria-Geral da União sobre as suspeitas de irregularidades nos Correios aponta que o ex-diretor de Administração da estatal Antônio Osório Batista foi omisso. Segundo o documento, ele soube da existência da fita de vídeo ¿ na qual o ex-chefe do Departamento de Contratações Maurício Marinho recebe R$3 mil e diz fazer parte de um esquema de arrecadação de dinheiro para o PTB ¿ e não tomou providências.

Ligado ao PTB, Osório, que foi apontado por Marinho na gravação como integrante do esquema, teria tomado conhecimento da fita no dia 4 de maio, segundo o relatório da CGU. Pela versão que ele tornou pública, o ex-diretor dos Correios disse só ter sabido da existência da fita no dia 15 de maio. Os auditores da CGU, entretanto, ouviram três testemunhas que disseram o contrário. ¿Portanto, o ex-diretor, além de ter faltado com a verdade, não adotou nenhuma providência para esclarecimento do assunto¿, afirma o documento, entregue à CPI.

A CPI dos Correios recebeu também o documento com o relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre as investigações feitas pelo órgão nos Correios. Chamada de Operação Telegrama, a ação dos agentes da Abin no caso começou, segundo o relatório, em 5 de abril, depois que o então diretor-geral da Abin, Mauro Marcelo, recebeu no dia 31 de março uma denúncia anônima tratando de irregularidades nos Correios.

O documento descreve a operação e trata como alvo ¿qualquer pessoa ou organização que estejam relacionadas direta ou indiretamente com o suposto esquema de corrupção na ECT¿.