Título: GABRIELLI ASSUME A PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 19/07/2005, Economia, p. 25

Atual diretor financeiro da estatal ficará no lugar de José Eduardo Dutra, que concorrerá ao Senado pelo PT em 2006

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto confirmou ontem que o novo presidente da Petrobras será o atual diretor financeiro e de Relações com Investidores da estatal, José Sergio Gabrielli. O executivo substituirá José Eduardo Dutra, que deixa o cargo para concorrer ao Senado pelo PT nas eleições de 2006, em Sergipe. A mudança no comando da Petrobras faz parte de uma reforma nas estatais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nos próximos dias.

A nomeação de Gabrielli foi uma vitória de Dutra e do ministro Jaques Wagner, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Baiano como Wagner, Gabrielli disputava a indicação com o presidente da BR Distribuidora, Rodolfo Landim, defendido pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e pelo presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-RS).

Gerente de Finanças assume diretoria interinamente

Quando assumiu a diretoria da Petrobras, Gabrielli foi visto com desconfiança pelo mercado devido à ligação que tem com o PT, mas hoje é respeitado pelo setor. Há três semanas, como antecipou o GLOBO, a nomeação de Gabrielli já era dada como certa no Planalto. No caso de Landim, prevaleceu a interpretação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de que a BR Distribuidora ficaria desguarnecida com sua transferência para a Petrobras.

A mudança foi anunciada pelo porta-voz adjunto da Presidência, Rodrigo Baena. Nas trocas nas estatais, também já está certa a saída de Carlos Wilson da presidência da Infraero, que será candidato à Câmara em 2006, por Pernambuco.

Ontem pela manhã, antes do anúncio oficial, que ocorreu no início da tarde, Dutra comunicou a mudança por telefone aos diretores da Petrobras, no Rio. Também pela manhã, Gabrielli esteve no Palácio para acertar sua nomeação. Ele disse apenas que era uma "reunião de trabalho". A saída de Dutra está dentro do critério estabelecido por Lula de que ministros e dirigentes de estatais que serão candidatos em 2006 devem deixar o governo na atual reforma ministerial, para que não sejam necessárias trocas no último ano de mandato do presidente.

A escolha de Gabrielli foi bem vista pelo mercado. Para Luiz Caetano, analista de petróleo do Banco Brascan, ele "é um profissional sério". A dúvida agora paira sobre a escolha do novo diretor financeiro. Interinamente, assume o cargo Almir Barbassa, atual gerente de Finanças Corporativas. Especialistas afirmam que o ideal é que o nomeado seja alguém já pertencente ao quadro da estatal. Um dos nomes cotados, segundo outro analista, é o do atual gerente executivo, Raul Campos.

- A Petrobras é um monstro financeiramente. Gerir um caixa de R$17 bilhões e uma dívida de R$52 bilhões é trabalho para quem conhece a empresa e o setor - diz Luiz Caetano.

COLABOROU: Juliana Rangel, do Globo Online

www.oglobo.com.br/petroleo

Legenda da foto: JOSÉ GABRIELLI: ligado ao PT, sua nomeação é vista como uma vitória de Dutra e do ministro Jaques Wagner