Título: MUITA REVISTA PARA POUCA HISTÓRIA
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 20/07/2005, Rio, p. 16

Disputa envolve acusação de plágio

A História sempre foi marcada por guerras e a mais nova delas tem como palco as bancas de jornais. De um lado, a editora Vera Cruz, que lançou em 2003 a revista "Nossa História", em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes de Apoio à Pesquisa e à Leitura da Biblioteca Nacional, que abandonou o projeto em maio deste ano. Do outro, a própria fundação, que lançou oficialmente na sexta-feira passada uma nova publicação, que atende pelo nome de "Revista de História". As semelhanças editorial e gráfica deram origem a um conflito.

Na semana passada, advogados da Vera Cruz notificaram extrajudicialmente a Fundação Miguel de Cervantes e a Biblioteca Nacional por plágio. Segundo os advogados, o projeto gráfico e editorial da "Nossa História" teria inspirado além da conta a nova publicação.

O entendimento da fundação é diferente. Segundo ela, apenas o título "Nossa História" é da Vera Cruz. O projeto da revista teria sido elaborado pelo Conselho de Historiadores da biblioteca e pelo designer gráfico Victor Burton e pertenceria à fundação. Assim, não haveria como se falar em plágio.

No meio do fogo cruzado ficou o nome de Burton, grafado no expediente das duas revistas. Ele também foi notificado pelos advogados da Vera Cruz e ficou na posição curiosa de ser acusado de plagiar um projeto seu. A revista "Nossa História" tem tiragem de 80 mil exemplares e circulação nacional. Em setembro, completará dois anos. Já a "Revista de História", que está no segundo número, tem tiragem de 50 mil exemplares.