Título: 'QUADRILHA DO MENSALÃO' NO CAMINHO
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 20/07/2005, O País, p. 15

Manifestantes protestam contra a corrupção durante visita de Lula a SP

TAUBATÉ (SP). Embalados por refrões como "Ô Lula que papelão, tirou do povo pra botar no cuecão" e "Ô Lula, você sabia, Marcos Valério é o seu PC Farias", cerca de 150 pessoas filiadas ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e ligadas ao PSTU e ao PSOL improvisaram ontem a "quadrilha do mensalão" em frente à fábrica LG Electronics, em Taubaté, num protesto contra as denúncias de corrupção. O presidente Lula inaugurou ontem a ampliação das instalações da empresa.

Usando chapéus de palha e máscaras com os rostos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-presidente do partido José Genoino, do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) e do empresário Marcos Valério, o grupo ainda carregava maletas com réplicas de notas de dólares e reais. Um boneco de cerca de dois metros com a máscara de Lula estava vestido com uma cueca recheada de cédulas de fantasia e um cheque de R$30 mil assinado por "Delúbio PC Farias". Uma maquete do Palácio do Planalto exibia a faixa "Casa da vergonha".

No protesto também encenaram um casamento do presidente Lula com a noiva Corrupção. Um grupo menor, de cerca de 40 pessoas, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, fez um protesto na porta da fábrica da LG, mas a favor de Lula.

Na fábrica, onde chegou de helicóptero, Lula demonstrou bom humor. Mas não escondeu um certo constrangimento ao se deparar com o buraco aberto para fazer o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil. O buraco se assemelhava a uma cova, e à sua frente, uma placa de mármore, que parecia uma lápide, trazia a seguinte inscrição: "Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, 19 de julho de 2005". Ao se deparar com o cenário, Lula, segundo assessores, perguntou:

- É algum enterro?

Legenda da foto: NO ATO público, militantes do PSTU e do PSOL usam máscaras de dirigentes do PT e exibem malas com réplicas de cédulas de dinheiro