Título: Delúbio escapa de ser suspenso pela executiva
Autor: Soraya Aggege e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 20/07/2005, O País, p. 13

Comissão de Ética tem 60 dias para encaminhar ao Diretório Nacional parecer sobre atuação de ex-dirigentes

SÃO PAULO. Por 11 votos a sete, o ex-tesoureiro Delúbio Soares escapou ontem de uma suspensão do PT por 60 dias, como punição inicial pelo fato de ter montado um caixa dois de pelo menos R$39 milhões para financiar campanhas. Delúbio revelou a informação ao Ministério Público federal e ao "Jornal Nacional", da Rede Globo. Os integrantes da executiva nacional do PT disseram que desconheciam a operação.

Entre os sete votos pela suspensão de Delúbio, um surpreendeu e dividiu o Campo Majoritário: o novo presidente, ministro Tarso Genro (Educação), se uniu aos seis membros da esquerda e do centro do PT que votaram pela punição. A tensão diminuiu porque ficou resolvido que a saída de Delúbio do PT é apenas uma questão de tempo e que deve ser decidida pela Comissão de Ética do partido.

O gesto de Tarso foi entendido como uma divisão da nova executiva do Campo Majoritário. Defenderam a não-punição o novo secretário de comunicação, Humberto Costa, e o novo secretário-geral, Ricardo Berzoini. Ambos afirmaram que embora também estejam muito irritados com a "traição" de Delúbio, será mais ponderado mantê-lo atrelado ao partido para que a nova direção possa exigir dele informações sobre os empréstimos - os legais e também os não contabilizados.

Berzoini, no entanto, previu a expulsão de Delúbio:

- Ele perdeu a confiança do partido.

Delúbio Soares e Sílvio Pereira agora serão submetidos à Comissão de Ética do PT.

- A punição poderá ser desde a absolvição até a expulsão - disse Danilo de Camargo, presidente da comissão.

A investigação foi um pedido do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, e do ex-secretário de Finanças e Planejamento, Delúbio Soares.

A comissão é formada por Danilo de Camargo (SP), Luís César da Costa (RS), Luís Turco (SP), Vanilda Alves (GO) e Maria Rosa Lazinho (SP). Tem 60 dias para encaminhar o parecer ao Diretório Nacional. A comissão terá acesso aos depoimentos de Delúbio e Sílvio no Ministério Público, nas CPIs e na Polícia Federal. A decisão será do Diretório Nacional. Silvio e Delúbio devem ser ouvidos dias 30 e 31.

À saída da gravação do "Programa do Jô", da TV Globo, que foi ao ar ontem à noite, Tarso explicou que Delúbio só não foi expulso ontem do partido porque não foram conseguidos os três quartos dos votos necessários na votação que aconteceu durante a reunião da executiva nacional.

COLABOROU Adauri Antunes Barbosa

Legenda da foto: DELÚBIO SOARES: tendência do PT é pela expulsão do ex-tesoureiro