Título: DECLARAÇÕES DE LULA IRRITARAM AS CORRENTES DO PT
Autor:
Fonte: O Globo, 20/07/2005, O País, p. 11

'A vida inteira o partido disse que era diferente dos outros'

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu irritar a esquerda, o centro e mesmo o Campo Majoritário do PT, ala da qual faz parte, com a entrevista apresentada domingo pelo "Fantástico". Lula disse que caixa dois é prática comum aos partidos e que, como os bons quadros do PT foram para o governo, isso fragilizou o comando do partido. As declarações de Lula foram criticadas ontem pelos dirigentes petistas que participaram da reunião da executiva nacional em São Paulo.

- A declaração de Lula vai na linha de que o PT é igual a outros partidos. De que todos cometeram caixa dois. Isso é absurdo. A vida inteira o PT disse que era diferente dos outros, e nós não podemos nos defender dizendo que os outros fazem da mesma forma - disse Jorge Almeida, secretário nacional de movimentos populares do PT.

As afirmações sobre os dirigentes petistas também não foram bem digeridas na reunião de ontem.

- Não é verdade que os bons foram para o governo. Muitos bons não estão no governo nem no partido - disse o deputado Paulo Delgado (PT-MG), dirigente nacional do partido e integrante do Campo Majoritário.

O segundo-vice-presidente do PT, Romênio Pereira, também não gostou das declarações.

- Eu não concordo com isso e fiquei chateado com essa declaração do presidente - disse Romênio, da corrente Movimento PT, de centro da legenda.

Outros dirigentes que pediram para não ter seus nomes divulgados comentaram que o presidente foi deselegante com José Genoino, ex-presidente do PT, que aceitou dirigir o partido a pedido de Lula.

- Lula tentou jogar toda a culpa para o PT, e isso é inadmissível - disse um dos dirigentes.