Título: CHINA VAI LANÇAR SEGUNDA MISSÃO TRIPULADA AO ESPAÇO EM OUTUBRO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 19/07/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 28

Viagem acontece dois anos depois do lançamento da nave Shenzhou V

PEQUIM. O governo da China vai lançar sua segunda missão espacial tripulada ao redor da Terra no início de outubro, informou Sun Weigang, diretor do departamento espacial da China Aerospace Science and Technology Corp, um fabricante de satélites, ao jornal estatal de língua inglesa "China Daily". A nave terá a bordo dois astronautas em vez dos cinco inicialmente previstos e, diferentemente do esperado, não terá a participação de mulheres.

O lançamento ocorrerá menos de dois anos após o astronauta Yang Liwei fazer História ao se tornar o primeiro chinês a ir ao espaço, a bordo da nave Shenzhou V, em outubro de 2003. Desta vez, os astronautas ficarão em órbita durante cinco ou seis dias, informou Sun Laiyan, chefe da Agência Espacial da China.

E para garantir os melhores resultados em termos de previsão meteorológica para as Olimpíadas de Pequim, a serem realizadas em 2008, o governo vai lançar dois satélites especiais, ao custo de US$289 milhões cada.

"Por ficarem a uma altura de 36 mil quilômetros, os satélites terão uma capacidade extraordinária de previsão meteorológica e não apenas vão garantir as melhores opções para os Jogos, como poderão prevenir desastres naturais com boa antecedência" afirmou Sun ao jornal.

Os dois astronautas que viajarão pelo espaço serão escolhidos num grupo de 14 pilotos que já estão em fase final de treinamento.

Legenda da foto: CHINESES PASSAM em frente a um outdoor da agência espacial chinesa