Título: Poderes de Gushiken se reduzem ainda mais
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/07/2005, O País, p. 11

Secretário-executivo Marcus Flora, cujo nome apareceu na agenda de Marcos Valério, também deixa Secom

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduziu ainda mais, ontem, o poder de Luiz Gushiken dentro do governo. Gushiken não controlará mais a publicidade do governo, deixando de ser ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom). Será apenas chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), na prática um assessor especial do presidente. Na semana passada, desgastado pelas denúncias de seu relacionamento com os fundos de pensão de estatais, Gushiken já tinha perdido o status de ministro.

A Secom será desmembrada: a parte de comunicação e publicidade será repassada à Secretaria Geral da Presidência da República, do ministro Luiz Dulci, e a Gestão Estratégica se transformará no NAE, que será coordenado por Gushiken. O novo esquema resolve dois problemas: Gushiken, mesmo perdendo status de ministro, não precisará ficar subordinado a outro ministro, respondendo diretamente ao presidente Lula.

Em contrapartida, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, saiu vitoriosa ao não ficar com a polêmica parte da publicidade e repassá-la a Luiz Dulci. Inicialmente, o Planalto divulgou que a Casa Civil ficaria com a Secom.

Na última terça-feira, Dulci esteve com Gushiken para discutir as mudanças. Lula concordou com o novo desenho em reunião na segunda-feira. Segundo assessores, Gushiken sempre disse ao presidente que gostaria de ficar cuidando apenas do NAE, por considerar importantes discussões amplas como o programa do Biodiesel, que acabou se tornando um programa de governo, e programas de médio e longo prazos, como o Brasil em Três Tempos - um estudo de perspectivas da sociedade até o ano 2022. O NAE funcionava informalmente dentro da Secom.

Há duas semanas, no auge das acusações envolvendo Gushiken, Lula anunciou que ele não sairia do governo, apesar de ele ter colocado seu cargo à disposição. O presidente disse que o amigo permaneceria no governo. Ficou acertado então que ele não seria mais ministro.

- Fica constituído o NAE, que era ligado à Secom, e fica diretamente ligado, como órgão de assessoria, ao presidente da República, sendo dirigido pelo companheiro Gushiken - anunciou o próprio Lula.

Decisão significa desmantelamento da Secom

Na prática, é o desmantelamento da Secom. Sai com Gushiken, por exemplo, o secretário-executivo, Marcus Flora, cujo nome apareceu na agenda do publicitário Marcos Valério. Toda a equipe será renovada a partir de hoje por Luiz Dulci.