Título: PRESIDENTE DIZ QUE RESPONDE À CRISE COM TRABALHO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/07/2005, O País, p. 10

Para Olívio Dutra, o PT foi agredido e seus filiados, desrespeitados

BRASÍLIA. Na cerimônia de posse de três novos ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que lamenta a crise mais pelo povo do que pelos políticos. Diante de parlamentares e ministros, Lula disse que o país vive um momento difícil e que a resposta do governo à instabilidade será mais trabalho.

Lula incluiu o PP no governo ao dar posse ao novo ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, em substituição ao gaúcho Olívio Dutra, um dos fundadores do PT. Foi uma indicação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, com apoio do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Também tomaram posse Nelson Machado, substituindo Romero Jucá na Previdência, e Sérgio Rezende, no lugar de Eduardo Campos na Ciência e Tecnologia. Jucá voltará ao Senado e Campos à Câmara.

Lula chamou Severino de companheiro duas vezes. Pouco antes, ao chegar ao Planalto, o presidente da Câmara disse que entre 43 e 45 dos 55 deputados do PP continuarão dando sustentação ao governo, mas afirmou que "não pode fazer milagre". Ao deixar o Planalto, após a posse, ele tentou consertar:

- Não vamos fazer milagre, mas vamos continuar dando sustentação ao governo. Lula sabe que conta com o PP.

No discurso, o presidente citou a crise diversas vezes:

- Lamento as coisas muito mais pelo povo do que por nós, políticos. Quero dizer a todos que estão aqui que, da nossa parte, a resposta a tudo isso será trabalho, trabalho e mais trabalho.

Com expressão contrariada, Olívio Dutra disse que o PT está "agredido" e que as más companhias estão dentro do partido.

- O PT está envolvido com coisas que jamais sonhei. O partido está agredido. O PT foi desrespeitado nas suas instâncias, na base, na maioria dos seus filiados - disse.