Título: LÍDER DO PFL RECEBE ENVELOPE COM PÓ BRANCO
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 22/07/2005, O País, p. 8

Cinco funcionários manusearam o produto; suspeita é de bactéria relacionada a antraz

BRASÍLIA. O líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ), recebeu um envelope com pó branco. O produto vazou quando o envelope foi aberto por funcionários do gabinete. Suspeitando de tentativa de contaminação química, além de submeter o conteúdo a exames, a Câmara pediu à Polícia Federal que investigue a ocorrência.

O envelope foi aberto no dia 19, mas apenas ontem os funcionários decidiram levar o pó para ser inspecionado pelo departamento médico da Câmara. A análise preliminar detectou uma bactéria no pó. Há suspeita, ainda não confirmada, de que a bactéria seja relacionada ao antraz.

Causado por uma bactéria tóxica (Bacillus anthracis) que mata 90% dos contaminados, o antraz é uma doença infecciosa grave e está entre as listadas pelos serviços de inteligência internacionais como potencial arma biológica.

Segundo nota divulgada ontem pela Câmara, o pó que vazou do envelope foi manipulado por cinco funcionários. Todos foram medicados com antibióticos de amplo espectro como forma de prevenção.

O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara (Depol) lacrou o gabinete de Rodrigo Maia na tarde de ontem e fez uma desinfecção. O envelope com o pó foi enviado para a Secretaria de Saúde Pública do Distrito Federal para novos testes. O conteúdo também será enviado ao laboratório da Fiocruz, no Rio.

O deputado preferiu não fazer especulações ou atribuir o fato a algum tipo de atentado para atingi-lo:

- Não quero atribuir a nada. A direção da Casa está investigando - disse Rodrigo, admitindo, porém, que o fato é "no mínimo estranho".

O envelope estava endereçado ao deputado e tinha como remetente o diretório do PFL no Rio. O Depol está preparando um relatório que será enviado ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE).

Legenda da foto: MAIA: "Não quero atribuir a nada. A direção da Casa está investigando"