Título: IRRITADO, SADDAM PROTESTA EM TRIBUNAL
Autor:
Fonte: O Globo, 22/07/2005, O Mundo, p. 29

DUBAI. Saddam Hussein foi ontem ao tribunal especial iraquiano que o julgará, para ouvir novas acusações, relacionadas à repressão a uma minoria de curdos xiitas, afirmou a TV al-Arabiya, que exibiu um vídeo da audiência. Nele, o ex-ditador aparece protestando contra os procedimentos e interrompendo um juiz que lia acusações contra ele, entre elas a expropriação de bens de curdos xiitas e a execução, deportação e prisão de cerca de 80 deles, suspeitos de vínculos com o Irã.

- Estou detido e isto é um jogo. Estou detido pelo governo iraquiano apontado pelos americanos - disse Saddam, sentado a uma mesa diante do juiz.

O ex-presidente do Iraque reclamou que não tem permissão para ver seu advogado, a não ser no tribunal, e que não fora avisado sobre a audiência. Seu advogado Khaleel al-Dulaime é visto no vídeo fazendo anotações. Desafiando o juiz, Saddam afirmou:

- Você deveria falar de forma independente, seja diante de mim ou de outros, estrangeiros ou iraquianos.

O juiz reagiu:

- Somos um tribunal independente.

Domingo passado, o tribunal anunciou que seria formalizada a acusação contra Saddam de responsabilidade pelo assassinato de 150 xiitas no povoado de Dujail em 1982, pela qual ele pode ser condenado à pena de morte. Mas há crimes muito mais graves pelos quais ele é acusado. A corte disse que a data do julgamento seria anunciada em breve.

Esta foi a terceira vez que um vídeo mostrando Saddam no tribunal foi divulgado.

Os EUA congelaram ontem os bens de quatro sobrinhos de Saddam que teriam tido papéis significativos em bases na Síria, fornecendo dinheiro, armas e explosivos a rebeldes no Iraque. Eles são filhos de um meio-irmão e ex-assessor de Saddam, Sabawi Ibrahim Hasan al-Tikriti, preso em fevereiro na Síria e entregue às forças iraquianas.

Legenda da foto: O EX-DITADOR no tribunal onde ouviu novas acusações: reclamações