Título: SESSÃO 'O CRIME NÃO COMPENSA'
Autor:
Fonte: O Globo, 22/07/2005, Rio, p. 15

PMs verão imagens de sargento flagrado vendendo munição

O tenente-coronel Álvaro Garcia, comandante do 6º BPM (Tijuca), onde estavam lotados dois dos cinco policiais presos na Operação Java, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), vai reunir a tropa na semana que vem para exibir todo o material obtido na investigação, inclusive as imagens flagrando o sargento José Carlos Rodrigues Barcellos, de 46 anos, entregando uma sacola com munição a um intermediário do tráfico do Morro do Turano. Três policiais civis também foram presos na mesma operação. O objetivo é mostrar sua indignação com o caso e alertar os PMs sobre "o que acontece com quem quer enriquecer ilicitamente".

- Me senti esfaqueado. Um dos policiais presos (o subtenente Marco Aurélio dos Santos Ferreira, de 45 anos) estava acima de qualquer suspeita. Tínhamos total confiança no homem, que era o responsável pelo controle de entrada e saída de armas e munição do batalhão. Estive com ele e tive uma reação emocional, intempestiva, que não cabe detalhar aqui. Caí de uma altura muito grande, mas vou me levantar - lamentou o comandante do batalhão.

Uma comissão criada pela Secretaria de Segurança para que seja feita uma auditoria no depósito de armas e munição da Polícia Civil vai poder constatar quanta munição realmente foi desviada pela quadrilha. Além da Delegacia de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) e do 6º BPM (Tijuca), o grupo pode ter desviado munição de outras unidades.

Legenda da foto: ARMAS, MUNIÇÃO e dinheiro apreendidos com os policiais envolvidos com os traficantes do Turano