Título: JORNAL INGLÊS FAZ REPORTAGEM SOBRE PROSTITUIÇÃO USANDO FOTO DE LUMA
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 22/07/2005, Rio, p. 19

Ex-modelo vai processar o 'The Independent' por destruir sua imagem

Uma reportagem do jornal inglês "The Independent" publicada ontem, sobre um escândalo numa indústria automobilística européia cujos diretores foram acusados de usar dinheiro da empresa para pagar orgias com prostitutas brasileiras, acabou atingindo a ex-modelo e ex-atriz Luma de Oliveira. Uma foto de Luma, quando desfilou como rainha de bateria da Caprichosos de Pilares no carnaval deste ano, ilustrava o texto em quase meia página. Na montagem do "Independent", atrás de Luma havia muitos carros da indústria onde ocorreu o escândalo. Sob a foto, a seguinte legenda: "A maior montadora de carros da Europa, a VW (Volkswagen), é sacudida por um escândalo envolvendo sexo, suborno e passistas".

Advogado vai a Londres para abrir processo

Luma não foi citada, mas a simples aparição da foto na reportagem sobre prostituição "foi bastante para destruir sua imagem", segundo o advogado dela, Michel Assef. Ele vai pedir uma indenização na Justiça inglesa.

- Não posso acreditar que a puseram na reportagem sem conhecê-la. Estou em Nova York e vou direto para Londres, onde entrarei com uma ação contra o "Independent" - disse Assef. - Luma está totalmente deprimida, ela é mãe de dois filhos, um de 16 e um de 10 anos. A publicação causou profundos danos morais a ela e à família. Vou pedir uma indenização alta. Ela já vive uma separação complicada, não precisava de mais essa.

Luma não quis falar sobre o assunto. Em nota, disse que sua revolta vai além do constrangimento pessoal. Para ela, a associação entre prostituição e carnaval é uma ofensa à mulher e ao povo brasileiros.

"Nenhum jornal do mundo tem direito de relacionar a prostituição com o carnaval do Brasil, o momento de maior alegria do brasileiro. Maior do que o meu constrangimento é minha indignação", escreveu na nota.

"A história do caso VW" é o título da reportagem, que sustenta que altos executivos da montadora européia vinham pagando orgias com dinheiro da empresa, oferecidas a políticos de destaque na Alemanha. O "Independent" afirma que Peter Hartz, diretor do Departamento de Pessoal da empresa, teve como amante uma prostituta brasileira, chamada na reportagem de Josélia R. Outro diretor teria comprado uma casa para uma prostituta em São Paulo. E cartões de crédito da empresa teriam sido usados para pagar viagens de executivos ao Rio para o carnaval.

O "Independent" não retornou os contatos do GLOBO pelo telefone e por e-mail. Segundo o site "BBC Brasil", um repórter do do jornal, não identificado, alegou que a foto foi escolhida aleatoriamente, depois de uma pesquisa nos arquivos com a palavra-chave "samba".

Em janeiro passado, o também respeitado jornal americano "New York Times" publicou o que em jargão jornalístico é chamado de "barriga". Numa reportagem do correspondente Larry Rother sobre obesidade no Brasil, estampou uma foto de três "cariocas" acima do peso, feita pelo fotógrafo John Maier. Na verdade, elas eram turistas tchecas. O jornal reconheceu o erro e publicou uma retratação.

Legenda da foto: A FOTOGRAFIA de Luma de Oliveira estampada na reportagem do jornal inglês "The Independent"