Título: PAN: TAXISTAS E FUNCIONÁRIOS DE HOTÉIS FARÃO CURSO
Autor: Luiz Ernesto Magalhaes
Fonte: O Globo, 22/07/2005, Rio, p. 17

Projeto tem o objetivo de ensinar idiomas e história dos pontos turísticos a dez mil pessoas que lidam com turistas

A previsão de que até 1,4 milhão de turistas estrangeiros visitem o Rio durante os Jogos Pan-Americanos de 2007 vai tirar do papel projetos para treinar categorias profissionais que lidam com os turistas. No dia 28, o Ministério do Turismo e a prefeitura lançarão um projeto para ensinar a cerca de dez mil pessoas, incluindo taxistas, funcionários de hotéis e restaurantes, entre outras categorias, noções de inglês e espanhol, além da história e localização dos pontos turísticos da cidade. A Orla Rio Associados, responsável pela reforma dos 309 quiosques da orla entre o Leme e o Pontal, que serão transformados em restaurantes, também promete programas para a qualificação de toda a mão-de-obra.

Os cursos do convênio entre a prefeitura e a União devem começar ainda no segundo semestre. Um dos primeiros a serem implantados será o destinado a motoristas de táxi.

- A prioridade será para os motoristas que atendem aos aeroportos da cidade - explicou o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina.

Projeto deverá ser estendido a ambulantes

A secretária nacional do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luiza Leal, disse que o projeto com a prefeitura prevê investimentos de R$6,4 milhões até o fim de 2006:

- A idéia é que o projeto não se restrinja ao comércio formal, sendo estendido a ambulantes.

A qualificação da mão-de- obra dos quiosques começa já em meados de agosto, com a inauguração na Avenida Atlântica, em Copacabana, dos quatro primeiros novos modelos. Eles abrigarão restaurantes especializados em comida italiana, cafeteria e bar temático. A cozinha ficará no subsolo.

- A mudança exigirá funcionários muito mais bem preparados para lidar com o público - disse João Marcelo Barreto, vice-presidente da Orla Rio.

O Riocentro, principal centro de exposições da cidade, também está incluído nos projetos de melhorias para o Pan. O custo da reforma poderá chegar a R$65 milhões. O objetivo é adaptar as instalações, que receberão nove modalidades esportivas, a rede oficial de TV e o comitê de imprensa.

Idéia é iniciar as obras no começo de 2006

Os gastos maiores serão para concluir o pavilhão 1, que serve de acesso ao público, e reformar o pavilhão 5. O orçamento final será fechado na segunda-feira, em reunião do prefeito Cesar Maia com o secretário do Rio-2007, Ruy Cézar. A idéia é licitar as obras ainda este ano para iniciá-las no começo de 2006.

O anúncio foi feito durante visita do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), que decidiu transformar o local em uma espécie de laboratório de planejamento dos jogos. A idéia é que o Riocentro sirva de modelo para que o Co-Rio elabore um manual de operações válido para todas as instalações esportivas. O trabalho deverá ser concluído em 60 dias.

www.oglobo.com.br/rio