Título: MALÁSIA TAMBÉM ACABA COM CÂMBIO FIXO
Autor: Gilberto Scofield e Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 22/07/2005, Economia, p. 23

PEQUIM. Na esteira da reforma do yuan, a Malásia decidiu ontem abandonar o câmbio fixo depois de sete anos e deixar sua moeda, o ringgit, flutuar. O país tornou-se símbolo da resistência contra a derrocada monetária ocorrida na Ásia em 1997 e 1998, ao fixar o valor do ringgit à moeda americana, na paridade de 3,88 ringgits por dólar.

O anúncio da adoção de um câmbio flutuante, com base em uma cesta de moedas, foi feito pelo Banco Negara Malásia, o BC do país: "Mudanças nos ambientes financeiros regional e internacional obrigaram a Malásia a criar um mecanismo de câmbio que reflita suas trocas comerciais entre seus principais parceiros, especialmente os da região asiática".

A decisão, segundo especialistas, foi tomada pelo ministro de Finanças, Nor Mohamed Yakcop - assessor econômico especial do primeiro-ministro da Malásia, Mahatir Mohamad, durante a crise asiática e mentor do câmbio fixo. Ele voltou ao governo ano passado.

A escolha do momento, segundo especialistas, foi mesmo a flexibilização do yuan chinês. Até então, apenas o yuan, o ringgit e o dólar de Hong Kong se mantinham fixos numa Ásia de câmbio flutuante. (Gilberto Scofield Jr., correspondente)