Título: Muçulmanos exortam Blair a sair do Iraque
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 23/07/2005, O Mundo, p. 28

LONDRES. No rastro dos atentados de anteontem, líderes da comunidade muçulmana da Grã-Bretanha exortaram o primeiro-ministro Tony Blair a "escutar os especialistas" e mudar sua política para o Oriente Médio. Num debate promovido pela rede de TV Sky News, os participantes concluíram que o apoio britânico aos Estados Unidos na invasão do Iraque e o suporte dado a governos ditatoriais na região tornam a Grã-Bretanha alvo dos terroristas islâmicos.

Para os líderes islâmicos, Blair deve compreender "que o terrorismo atual é em parte conseqüência de suas decisões" e retirar as tropas britânicas do Iraque.

- Tony Blair deve deixar de enganar a si próprio e prestar atenção ao que os especialistas há tempos vêm falando: que nossa presença no Iraque é uma estupidez - criticou Azzam Tamimi, da Associação Muçulmana do Reino Unido.

Na opinião de Shahid Butt, diretor do semanário "The Muslim Weekly", o risco de atentados diminuiria se as tropas fossem retiradas do Iraque.

- A violência persistirá se o governo britânico mantiver sua política exterior - afirmou ele. - Há muita raiva no mundo muçulmano.

Os dois líderes condenaram os atentados do dia 7, que mataram 56 pessoas, mas advertiram que a única forma de prevenir mais ataques é buscando as suas causas.

- Se Blair e Bush deixassem de apoiar os regimes ditatoriais do Oriente Médio e saíssem do Iraque, o risco de atentados seria reduzido a quase nada - insistiu Butt.

Massoud Shadjareh, da Comissão Islâmica de Direitos Humanos, pronunciou-se na mesma linha, reclamando que o governo "assuma sua responsabilidade pelo clima político".

- Agora que sabemos que (os atentados de 7 de julho) não foram algo pontual, devemos nos concentrar em investigar suas causas - defendeu.