Título: 'FT': FIM DOS BONS VENTOS PARA ECONOMIA BRASILEIRA
Autor: Enio Vieira e Vagner Ricardo
Fonte: O Globo, 23/07/2005, Economia, p. 22

Jornal agora teme efeitos da crise política

A folia de bons resultados da economia brasileira pode estar se aproximando da sua quarta-feira de cinzas. É que as condições da economia que vêm favorecendo o país não devem se manter, alertou ontem o jornal "Financial Times". O Brasil foi tema de duas longas reportagens, em que o diário britânico fez um balanço da crise política iniciada com o escândalo do mensalão, e uma análise da conjuntura econômica do país.

Segundo o "Financial Times", em pelo menos meio século o país não experimentava uma conjuntura internacional tão favorável à economia interna, formada por uma combinação da forte demanda da China por produtos básicos e a fome de investidores por aplicações bem remuneradas. Com a taxa de juros elevada e uma política fiscal austera, o país se tornou foco de investimento estrangeiro, a maior parte de curto prazo. O panorama é tão bom que isolou a economia dos escândalos políticos.

Resta saber, diz o jornal, se essa estabilidade vai durar. O problema é que a agenda de reformas, base do crescimento a longo prazo, está paralisada pela crise do mensalão. O real valorizado já afeta exportadores e as multinacionais do setor já estão olhando para outros emergentes. Por fim, o segmento agrícola perde força com a seca.