Título: MULHER DE VALÉRIO TAMBÉM PEDE HÁBEAS-CORPUS
Autor:
Fonte: O Globo, 23/07/2005, O País, p. 10

Jobim recebeu lista de quem sacou de conta de Valério

BRASÍLIA. O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), saíram ontem de um encontro de 40 minutos com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, sem conseguir a cópia da lista das pessoas que sacaram dinheiro da conta de Marcos Valério no Banco Rural. Há informações de que entre esses nomes há parlamentares.

No mesmo dia que os dirigentes da CPI reclamaram a Jobim dos hábeas-corpus dados a depoentes, foi encaminhado ao STF novo pedido, desta vez pela mulher de Marcos Valério, Renilda de Souza, que depõe na CPI na próxima terça-feira.

O inquérito que investiga o pagamento de mesada pelo PT a aliados do governo no Congresso deverá ser transferido da Justiça Federal de Minas Gerais para o Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, encaminhou ontem parecer ao STF recomendando a mudança de instância. O pedido foi feito porque constam da investigação nomes de parlamentares e autoridades com direito a foro privilegiado.

Jobim ainda não respondeu ao despacho de Souza. Mas a praxe do tribunal é aceitar os pedidos. O procurador-geral não informou quais autoridades são alvo das investigações. Mas confirmou que o nome do deputado Josias Gomes (PT-BA) consta dos autos do inquérito.

Delcídio e Serraglio se queixaram de hábeas-corpus

No parecer escrito ontem, Souza solicitou que a Polícia Federal identifique nos próximos 15 dias todos os integrantes da lista dos autores de mais de cem saques da conta de Marcos Valério no Banco Rural. A maior parte da lista é composta pelos nomes dos sacadores acompanhados do número do documento de identidade e assinatura. No entanto, em alguns casos, existe apenas o registro da identidade e a rubrica do beneficiário.

O procurador-geral pediu outras diligências à Polícia Federal. No entanto, ele determinou o sigilo das investigações. A Delcídio e Serraglio, de manhã, Jobim argumentou que esteve com os autos do inquérito esta semana, mas aguardava o parecer do procurador-geral. Os documentos retornaram ao STF poucas horas após os parlamentares deixarem o gabinete do ministro.

Delcídio e Serraglio aproveitaram para reclamar ao ministro sobre os recentes hábeas-corpus concedidos pelo tribunal dando o direito aos depoentes da CPI de permanecerem calados diante das perguntas mais comprometedoras dos parlamentares.

www.oglobo.com.br/pais