Título: Tarso sugere que Delúbio também deveria sair
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 23/07/2005, O País, p. 8

Presidente do PT diz que Sílvio deu exemplo ao se desfiliar e que ex-tesoureiro deveria refletir sobre sua conduta

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Tarso Genro, disse que o ex-secretário-geral do partido Sílvio Pereira deu um exemplo ao se desfiliar da legenda e ao sugerir que quem cometeu atos irregulares faça o mesmo, mandando um recado aos dirigentes supostamente envolvidos nas denúncias de mensalão e caixa dois.

- Importante para nós no PT é que queremos lavar a roupa suja fora de casa - disse ele.

Em entrevista no site do PT, Tarso afirma que Sílvio agiu "com uma atitude madura e responsável, de alguém que causou grande dano ao Partido dos Trabalhadores". Perguntado se Delúbio Soares deveria seguir os passos de Sílvio, Tarso sugeriu que o ex-tesoureiro "deve refletir sobre qual será sua conduta".

Tarso disse que desconhece que o partido tenha negociado o pagamento do advogado Arnaldo Malheiros para defender Silvio e Delúbio. Antes do depoimento à Polícia Federal, o ex-secretário-geral do PT disse que a direção petista estava arcando com as despesas do advogado.

- Pelo que me consta não foi feito pagamento a qualquer advogado. O partido não pode e não tem como pagar advogados para defender militantes do partido que tenham cometido atitudes irregulares - afirmou.

Tarso: tamanho do caixa dois ainda é desconhecido

Perguntado sobre o saque feito por um ex-assessor do senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios, numa conta de Marcos Valério, Tarso disse que está demonstrado que existe uma rede de financiamentos não declarados, cuja extensão ainda é desconhecida. Mas defendeu Delcídio:

- Não ouvi falar que o Delcídio tenha reconhecido que usou esse recurso em sua campanha. Uma coisa é admitir que seu assessor foi buscar recursos do esquema, outro é se esse assessor foi buscar recursos não-contabilizados para a sua campanha. Isso sim lhe colocaria numa situação desconfortável, mas eu não acredito que isso aconteceu.

Reunião do Campo Majoritário este fim de semana em São Paulo discutirá se Tarso será ou não candidato dessa corrente à presidência nacional do PT. Tarso disse que não tem interesse em ficar no posto.

- Tenho tarefas difíceis e gostaria de cumpri-las para entregar o partido numa outra situação ao novo presidente - disse Genro.

A carta de Sílvio Pereira

"Ao companheiro Tarso Genro

"Aos companheiros do diretório nacional

"Aos filiados e militantes do Partido dos Trabalhadores.

"Escrevo esta carta em um momento difícil na trajetória de nosso partido e na etapa mais dura de minha vida. Cometi um erro. Não me esconderei sob o manto da hipocrisia. Sem levar em conta as conseqüências de meu ato, aceitei que César Oliveira, meu amigo pessoal, mas proprietário da empresa GDK, me presenteasse com um carro Defender, produzido pela Land Rover. Nada ofereci ou me foi pedido em troca, minha consciência está tranqüila. Tenho clareza, no entanto, que falhei com minhas obrigações partidárias ao aceitar esta situação.

"Desde muito jovem participo da construção do Partidos dos Trabalhadores. Orgulho-me de ser um filho da classe operária e de ter dedicado estes últimos 25 anos à construção de nosso projeto histórico. Busquei dar o melhor de mim nas tarefas recebidas. Acima de minha vida pessoal sempre estiveram os interesses do partido, seu papel na sociedade e a luta do povo brasileiro por sua emancipação. Assim continuo a pensar. Por isto mesmo, ciente dos danos que provoquei com meu erro, peço desculpas à militância petista e minha desfiliação dos quadros partidários. Também informo que já tomei as devidas providências para devolver o automóvel presenteado.

"Mesmo fora do PT, seguirei como um lutador social e um militante das causas populares. Estarei ao lado dos companheiros, especialmente nesta hora grave, quando as forças conservadoras se aproveitam de nossas fragilidades para debilitar o partido, sitiar o governo do presidente Lula e derrotar o projeto de democracia, desenvolvimento e justiça social encarnado pela esquerda.

"Saudações.

Sílvio José Pereira"

Legenda da foto: TARSO GENRO: recado a dirigentes supostamente envolvidos nas denúncias de mensalão e caixa dois