Título: 'Cometi um erro', diz Sílvio Pereira ao sair do PT
Autor: Flávio Freire e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 23/07/2005, O País, p. 5

Ex-secretário, que ganhou Land Rover de empresa com contrato com a Petrobras, mentiu à CPI dos Correios

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Numa carta em que admite ter errado ao receber um Land Rover de R$74 mil de presente do vice-presidente da GDK Engenharia, que presta serviços à Petrobras, o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira pediu ontem a desfiliação do partido. Dizendo que não se esconderia "sob o manto da hipocrisia", Sílvio pediu para deixar o PT depois de ter mentido à direção petista e à CPI dos Correios, às quais afirmara que o carro fora comprado com financiamento.

O vice-presidente do Conselho de Administração da GDK, Cesar Roberto Santos Oliveira, admitiu anteontem que presentou o petista "por amizade e de livre e espontânea vontade".

No documento dirigido à direção do PT, Sílvio diz que está com a consciência tranqüila. "Nada ofereci ou me foi pedido em troca (...) Tenho clareza, no entanto, que falhei com minhas obrigações partidárias ao aceitar essa situação".

Cesar Oliveira disse que resolveu presentar o amigo, que conheceu em 2004, depois que ele demonstrou a intenção de ter um carro da marca inglesa. A GDK é uma das maiores importadoras de Land Rover.

Antes de assumir que havia ganhado o carro, Sílvio tentou vendê-lo numa concessionária de São Paulo, que desistiu da venda ao saber de quem era. Sílvio diz ter tomado as providências para devolver o carro. O advogado Martim de Almeida Sampaio, que representa Oliveira, mandou um recado ao petista:

- Ele tem que devolver para o Cesar. A GDK não tem nada com a transação. Até agora (ontem à noite) ele (Sílvio) não havia procurado meu cliente para devolver o carro.

Ao pedir desfiliação, Sílvio escapou de ter seus atos investigados pela comissão de ética do PT. O presidente da comissão, Danilo de Camargo, disse que o processo está encerrado e que as investigações poderão seguir nos planos civil e criminal:

- Ele não tem como responder internamente, agora só se for civil ou criminalmente, que é uma questão que a comissão de ética não examina.

Chorando, Sílvio diz que está sendo muito pressionado

Antes de oficializar a decisão de se desligar do partido para não ser expulso, Sílvio conversou com alguns amigos e chegou à conclusão que não havia outra coisa a fazer, por ter cometido uma transgressão ética.

- Estou assumindo os meus erros e vou poupar o partido de fazer um processo interno - disse Sílvio Pereira.

Sílvio foi às lágrimas durante telefonema em que seu interlocutor perguntou se estava tudo bem. Respondeu que as coisas não estavam nada bem, disse que está sendo muito pressionado e que não tinha condições emocionais de continuar a responder a tantas perguntas.

- Eu não agüento mais ser inquirido. Falo sobre tudo, mas pega leve - afirmou Sílvio.

Em nota oficial, a GDK se eximiu de responsabilidade sobre a negociação do veículo. A empresa refuta as insinuações de que fora beneficiada no atual governo e afirma que foi vencedora de apenas uma licitação, para a reforma da plataforma P-34, cuja concorrência foi realizada no início de 2004 e para a qual a empresa ofereceu um preço de 10% abaixo da concorrente.

No dia 4 de julho, Sílvio abriu caminho para a renovação da Executiva ao pedir seu afastamento da secretaria geral. No dia seguinte Delúbio Soares também pediu para sair da tesouraria. Mas agora os petistas não acreditam que Delúbio faça o mesmo, pedindo sua desfiliação do partido.

Legenda da foto: SÍLVIO: "Não agüento mais ser inquirido. Falo sobre tudo, mas pega leve"