Título: RIO É O CARRO-CHEFE DE CAMPANHA PARA DIVULGAR O BRASIL EM NOVA YORK
Autor: Tulio Brandão
Fonte: O Globo, 24/07/2005, Rio, p. 23

Primeiro dos sete anúncios sobre o país estará hoje no 'New York Times'

O Rio de Janeiro é o carro-chefe de uma campanha publicitária promovida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) sobre o Brasil em Nova York. Dos sete anúncios previstos sobre o país, três terão a cidade como tema. O primeiro deles está publicado hoje no "New York Times". O presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, diz que o estudo realizado pelo instituto para a campanha demonstra o potencial do Rio:

- A cidade é um dos principais ícones de promoção do Brasil no mercado internacional.

A campanha, produzida pela agência McCann Erickson, faz parte do desenvolvimento da marca "Brasil", feita a partir de uma pesquisa com mais de seis mil estrangeiros. Eles identificaram os chamados produtos-estrela do país: o Rio de Janeiro, a Amazônia, Foz do Iguaçu e Salvador.

No primeiro anúncio, um americano é fotografado no Cristo com o rosto pintado de azul tendo o céu do Rio como fundo. A Embratur quer mostrar o estrangeiro como um torcedor do Brasil, com a cara pintada nas cores que, segundo os turistas, identificam o país.

Segundo o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, o país recebe cerca de 700 mil americanos por ano:

- Em dois anos, queremos dobrar este número.

Esse trabalho é o primeiro programa científico de divulgação do turismo brasileiro no exterior. Desenvolvido pela Embratur e sob coordenação da empresa de consultoria internacional em turismo Chias Marketing, o plano é resultado de pesquisas com 190 operadores de turismo de 18 países, 1.200 turistas em aeroportos brasileiros e cinco mil estrangeiros em 16 países. A pesquisa custou aos cofres públicos R$4 milhões.

Legenda da foto: O ANÚNCIO que vai sair publicado hoje no "New York Times"