Título: MARINHO QUER MUDAR FÓRMULA DE REAJUSTE DO MÍNIMO
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 24/07/2005, Economia, p. 31

Novo ministro do Trabalho propõe atrelar aumento do piso salarial a ganhos obtidos com redução do déficit do INSS

BRASÍLIA. O novo ministro do Trabalho, o sindicalista Luiz Marinho, quer unir os debates para o reajuste do salário-mínimo e o esforço que o governo fará para reduzir o déficit da Previdência. Segundo ele - que se reunirá com ministros da equipe econômica esta semana para iniciar as discussões e instalar uma comissão permanente que vai tratar do assunto - os ganhos obtidos com a redução do rombo do INSS poderão ser incorporados à política de correção do piso, possibilitando uma recomposição maior do seu poder de compra.

Em meio à crise política que paralisou o Congresso, Marinho disse ao GLOBO que, caso consiga acabar com a novela sobre o aumento do mínimo, que se repete todo ano, e criar uma fórmula de reajuste permanente, já estará satisfeito à frente da pasta.

- Toda justificativa, não só do governo, mas de todos os que discutem o salário-mínimo, é o impacto no déficit da Previdência. Quem disse que o déficit tem que ficar desse tamanho? - disse Marinho.

Ele defendeu que a transformação da redução do déficit previdenciário em ganhos para o salário-mínimo se junte à variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB) per capita - itens que já constam da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada ao Congresso - na nova fórmula de reajuste.

'O Marinho não vai inventar nada', diz ministro

Embora as contas do INSS não sejam da alçada do Ministério do Trabalho, Marinho disse que vai acompanhar o problema de perto e ressaltou que essa deve ser uma preocupação de toda a sociedade. Ele aproveitou para responder às críticas dos empresários que viram com preocupação sua indicação para a pasta.

- O Marinho não vai inventar nada. Vai cumprir a promessa de campanha, que faço questão de ter na gaveta para me orientar - disse.

O ministro afirmou também que concorda com os empresários sobre a necessidade de fazer a Reforma Trabalhista com a Sindical, mas "desde que eles tenham boa fé" e deixem claro que pretendem contribuir para uma legislação mais moderna e ágil e não meramente extinguir direitos.

Legenda da foto: MARINHO: "QUEM disse que o déficit tem que ficar desse tamanho?"