Título: Preços com calorias a mais
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 24/07/2005, Economia, p. 30

Brasileiro aumenta consumo de alimento light, mas valor do mesmo produto varia até 75%

Nada de açúcar no cafezinho da assessora de estilo Cláudia Novis, nem no de sua mãe, a empresária Marilene Novis. Nada de gordura no leite e no iogurte delas. E (quase) nada de caloria em maionese, pães, doces, molhos e refrigerantes que consomem. Mãe e filha são adeptas da alimentação light e diet - formada por produtos cujas vendas nos supermercados aumentam de 25% a 30% ao ano. E que, nos últimos cinco anos, cresceu mais de 300%, superando, inclusive, o ritmo da indústria de alimentos convencionais.

Redução calórica, no entanto, não traz redução de preço. Se quiser preços mais em conta, o consumidor precisa bater perna nos supermercados. Afinal, é possível encontrar alimentos idênticos com diferenças de até 75% no preço. É o caso do creme de leite Nestlã Light (290g). No Pão de Açúcar, custa R$3,49, valor 75,3% mais caro do que o produto no Prezunic (R$1,99). Já o Iogurte Corpus Danone (460g) tem diferença de 65,3% nos preços cobrados de Mundial (R$2,89) e Zona Sul (R$4,78).

- As diferenças são absurdas. Por isso, fazemos pesquisas de preço - diz Cláudia, que sempre tem à mesa alimentos saudáveis. - Foi a vaidade que me levou ao mundo light e a preocupação com saúde e bem-estar. À medida que a indústria lança novidades, vou aderindo mais à alimentação saudável. Mesmo que, comparando com produtos convencionais, paguemos mais. É o preço da saúde.

Produtos já atingem 34,4% da classe C

Os supermercados já descobriram o poder de compra de clientes como Cláudia e Marilene. Isso porque, diz Carlos Gouvêa, presidente Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais (Abiad), lojas que vendem esses itens têm ticket médio (valor médio gasto por cliente) 11% superior do que o da que ignora os artigos.

- A área de diet e light é estratégica. Nosso mix de produtos cresce na ordem de 10% ao mês, assim como o ritmo das vendas dessa linha - explica Genival de Souza, diretor do Prezunic.

No Grupo Pão de Açúcar no Rio (inclui Sendas e Extra), as vendas do setor diet/light subiram 20% no primeiro semestre sobre igual período de 2004. Destaque para bebidas à base de soja (31%) e laticínios (18%).

- Essa área é estratégica. Tanto que todo o produto marca própria tem seu braço light. Além disso, nas categorias onde há diet e light, esses produtos são 18% das vendas - disse Sérgio Piagioli, diretor de Gestão de Produtos da Sendas.

Crescimento como esse se justifica devido ao comportamento do consumidor, cada vez mais adepto a refeições mais leves. Para se ter idéia, 60% da classe A consomem produtos light ou diet. Na classe média, essa participação é de 45,6%, segundo estudo da Abiad.

- O mais interessante é que 34,4% dos consumidores da classe C e 18,9% da D já compram esses artigos. Esses são dados que não podem ser ignorados - afirma Gouvêa.

Segundo o economista André Furtado Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), produtos light e diet representam 0,26% do orçamento doméstico das famílias com renda de um a 33 salários-mínimos. Só para comparar, carnes suínas são 0,38% e vegetais em conserva, 0,34%.

- A tendência é crescer a participação no orçamento das famílias, um efeito da preocupação das pessoas com alimentação e saúde.

Diante do interesse maior do consumidor, a indústria responde à altura: a cada ano, cerca de 200 produtos são lançados. A Danone, por exemplo, estuda lançar novos sabores da linha Corpus, exclusiva para produtos light. Não é à toa. Essa linha registrou avanço de 20% no faturamento em relação ao ano passado.

- Há grande potencial de crescimento do mercado de light, pois mais de 50% das pessoas estão preocupadas com a saúde e em manter a boa forma - diz Alberto Bendicho, gerente de Inteligência de Mercado e Comunicação da Danone.

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA DESINFORMAÇÃO DO CONSUMIDOR, na página 30

inclui quadro: conheça o levantamento nas lojas / a diferença dos preços dos produtos light