Título: CPI DEFENDE QUE MP PEÇA À JUSTIÇA PRISÃO PREVENTIVA DE PUBLICITÁRIO
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 25/07/2005, O País, p. 3

Oposição acha que, preso, Valério pode colaborar com investigações

BRASÍLIA. A CPI dos Correios deverá recomendar esta semana ao Ministério Público Federal que peça à Justiça a prisão preventiva do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. A oposição considera que esta seria a melhor estratégia para garantir que ele conte de uma vez por todas tudo o que sabe.

- Temos de bloquear as contas do senhor Marcos Valério e pedir a prisão preventiva dele imediatamente. Chega dele ficar brincando com o país - defendeu ontem o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

O deputado Onyx Lorenzoni disse que pretende procurar o presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), para garantir o encaminhamento do pedido de prisão preventiva de Valério.

- Temos duas razões para solicitar a prisão cautelar de Valério: para que ele não destrua mais qualquer prova e para que sua integridade física seja preservada. Diante das ameaças feitas por ele, é possível que tenha mais valor morto do que vivo. Por isso vou insistir no assunto com o Delcídio e o Serraglio - justifica.

Prisão pressionaria Renilda, acham os parlamentares

A avaliação é de que, preso, Valério poderá facilitar as investigações da CPI. O ideal para a oposição seria garantir sua prisão antes mesmo do depoimento de sua mulher, Renilda Fernandes de Souza, amanhã. Esse seria um ingrediente a mais que aumentaria a pressão para que ela revelasse tudo que sabe, já que estaria bastante abalada com a crise vivida pelo marido.

- O pedido de prisão preventiva pode ser um caminho. É importante garantirmos que ele fale tudo que sabe - avalia o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

Para o líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN), a prisão preventiva se impõe principalmente por causa das provas já destruídas:

- Além disso, Valério faz ameaças concretas que podem colocar em risco sua integridade física. Se ele ameaça é porque tem coisas que o ameaçado sabe que ele tem. O fogo amigo pode esclarecer tudo. Os fatos vão ser produzidos pelas declarações intestinais entre petistas ou relações pecuniárias entre compradores e comprados.

Já representantes da base governista na CPI são mais cautelosos.

- Só o Ministério Público é que pode avaliar a necessidade ou não da prisão do Marcos Valério. Nosso papel é investigativo. Não cabe à CPI dar ordem de prisão. Isso só seria possível em caso de flagrante - pondera o deputado Maurício Rands (PT-PE).

- Prisão preventiva não pode ser pedida por vontade - acrescenta o deputado Professor Luizinho (PT-SP).

Petistas dizem não temer ameaças do publicitário

Sobre as ameaças de Valério para receber o que o PT lhe deve, os petistas dizem nada temer.

- O que foi oficial e está contabilizado tem que ser pago. O que não foi feito dentro da lei tem que ser cobrado de quem foi responsável. Se alguém tem algo para falar que fale tudo - disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

- A gente quer saber tudo. Valério pode falar tudo que sabe - disse Rands.

Legenda da foto: VALÉRIO: os parlamentares querem evitar que ele destrua mais provas