Título: TODOS CONTRA TODOS
Autor: Helena Chagas
Fonte: O Globo, 25/07/2005, O País, p. 3

Quem conhece José Dirceu sabe que ele não é homem de renúncias. Pode cair, mas cai atirando. Roberto Jefferson está nesse alvo. Não por acaso, começa a espalhar recados de que pode vir a se lembrar de algo "esquecido" sobre o presidente da República. Marcos Valério foi sutil como uma pata de elefante: ameaça baixar em Brasília com quilos de documentos contra o PT e outros.

À medida em que avançam as investigações do valerioduto, mostrando de onde vinha e para onde ia o dinheiro lavado na máquina do publicitário mineiro, personagens acuados começam a reagir. Uns mais racionalmente, outros de forma desesperada, cada qual agora só age em seu próprio interesse. Versões arrumadinhas e combinadas começam a desmoronar. Entra-se na lógica do salve-se quem puder.

E quem vai se salvar? É cedo para dizer. Ainda há documentos relativos à quebra de sigilos bancários a serem examinados, e a lista de 44 sacadores do valerioduto pode chegar a mais de cem. A quebra do sigilo telefônico também terá muito a revelar. E o fio da meada dos depósitos de empresas privadas mal começa a ser puxado.

A investigação também tem que mostrar o que é recurso de campanha, ainda que não contabilizado, e o que é dinheiro de corrupção pura e simples. E deixar claro que muitos, sob o pretexto de pagar dívidas eleitorais, podem estar mesmo é recheando os bolsos. O Land Rover dado por uma empreiteira ao ex-secretário Sílvio Pereira, aliás, é sinal de que essas coisas também acontecem no PT.

A turma do deixa-disso já entrou em campo, mas não há ainda desfecho previsível para a crise. A palavra acordo só será pronunciada depois que certos personagens mostrarem seu jogo. Por enquanto, a única certeza é de que vão atirar. E que é imenso seu potencial de destruição:

DIRCEU RECOLHE MUNIÇÃO PARA DEPOIMENTO: Mergulhou e trabalha como louco para o depoimento que vai prestar ao Conselho de Ética da Câmara no dia 2 de agosto - e não só na linha de defesa. Com a ajuda de ligações que mantém na Abin e outros órgãos de investigação, pretende partir para o ataque contra Roberto Jefferson e integrantes da oposição, sobretudo do tucanato. Tanto pode apresentar novas denúncias durante o depoimento como deixar que sejam vazadas, antes ou depois, sem a sua digital. Seu objetivo: mostrar que o PT não pecou sozinho, e que o esquema do valerioduto nasceu antes de sua ascensão ao poder, beneficiando integrantes de governos anteriores. Ampliando o escândalo a todo o mundo político, forja-se um acordão geral para pôr fim à crise. Seu objetivo pessoal é manter o mandato, recuperar o fôlego e, quem sabe um dia, a influência no PT. Mas o próprio Dirceu já disse a amigos que considera possível a cassação, pois sua cabeça seria uma das primeiras a serem oferecidas em sacrifício. Resta saber, nesse caso, como um Dirceu magoado se comportaria em relação ao governo e ao PT

JEFFERSON TENTA SALVAR O MANDATO: Botou fogo no circo e agora vê o incêndio se aproximando. As últimas pesquisas mostram que não virou herói diante da opinião pública. Pesam sobre ele denúncias de envolvimento em corrupção nos Correios, no INSS e a receptação confessa de malas de dinheiro valeriano. É também um dos primeiros da lista de cassações. Vem segurando um acordo com a oposição e certos aliados a quem até agora não acusou de nada na tentativa de salvar o mandato, mas sabe que Dirceu e outros petistas estão em seus calcanhares e que vem chumbo grosso por aí. Por isso, vem fazendo ameaças veladas de novas acusações, envolvendo inclusive o presidente Lula. A questão que se coloca é: o que vai restar de sua credibilidade quando voltar atrás no que disse?

MARCOS VALÉRIO ENTRA EM DESESPERO: Acertou sua versão dos empréstimos com Delúbio e, ao que dizem, com o beneplácito do Planalto. Achava que, com isso, sairia a salvo do episódio. Mas não colou. Agora, segundo interlocutores, é o desespero em pessoa. Com o afastamento do tesoureiro e da antiga direção, perdeu a interlocução no PT. Ninguém no Planalto parece disposto a ajudá-lo. Mais do que levar calote, teme acabar sendo o único culpado e ameaça arrastar mais gente, contando tudo o que sabe. Como resistirá ao ver a mulher ser interrogada amanhã pela CPI? Nitroglicerina ambulante.

JOÃO PAULO PODE INICIAR EFEITO DOMINÓ: Depois que teve descoberto um saque de sua mulher na conta de Marcos Valério, o ex-presidente da Câmara disse a amigos que vai renunciar ao mandato. Foi contido por petistas e aliados que também estão no meio da confusão. Sabem que sua renúncia agora levaria de roldão outros deputados - aqueles que apostam no barata-voa geral para se salvar.