Título: DIRCEU DEPÕE DIA 2 DE OLHO EM JEFFERSON
Autor:
Fonte: O Globo, 26/07/2005, O País, p. 5

BRASÍLIA. O depoimento do deputado José Dirceu (PT-SP) no Conselho de Ética da Câmara, marcado para 2 de agosto, terça-feira da semana que vem, está mantido. Por sua assessoria, porém, Dirceu adiantou que se o PTB ou o deputado Roberto Jefferson (RJ) entrarem com alguma representação contra ele no conselho, seus advogados analisarão qual a melhor estratégia jurídica a ser adotada.

Se houver uma representação contra Dirceu, ele, como réu, deverá ser chamado a depor novamente. A idéia é evitar diversos depoimentos num mesmo foro. A assessoria informou ontem que, por enquanto, o deputado está trabalhando para falar no dia 2 e preparando os documentos de sua defesa.

Jefferson aceitou depor, no dia seguinte à ida de Dirceu ao conselho, na CPI do Mensalão, que investiga a compra de votos de deputados em favor do governo. O depoimento do petebista, o primeiro a ser ouvido pela CPI, está marcado para 3 de agosto.

O advogado do PTB, Itapoã Messias, disse ontem que ainda estuda o melhor momento para entrar com uma representação contra Dirceu, mas adiantou que deverá ser na primeira ou na segunda semana de agosto. Provavelmente depois do depoimento do petista.

¿ Não temos pressa. Tudo vai depender do volume de trabalho ¿ afirmou, explicando que não está decidido ainda se a representação será em nome do PTB ou em nome de Jefferson.

Neste último caso, implicaria levar a questão primeiro à Corregedoria da Câmara. Para o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), o depoimento de Dirceu será tomado mesmo no dia 2 de agosto.