Título: PRESIDENTE DA CPI DOS CORREIOS DIZ QUE É SEGUIDO
Autor: Adriana Vasconcelos/Evandro Éboli/Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 26/07/2005, O País, p. 9

Senadora recebeu duas ligações intimidadoras no fim de semana

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CPI dos Correios, denunciou ontem em São Paulo que está sendo seguido, assim como tem ocorrido com outros integrantes da comissão. Delcídio disse no ¿Programa do Jô¿, da Rede Globo, que foi ao ar ontem, que não sabe se isso estaria sendo feito por pessoas ligadas à Abin.

¿ Não posso garantir quem está fazendo, mas que estão me acompanhando, estão. Eu verifico isso na minha própria cidade, em Campo Grande ¿ afirmou Delcídio logo depois da gravação do programa.

Ele disse na entrevista que está sendo acompanhado por ¿figuras esquisitas¿ que ficam rondando, inclusive, a loja de roupas infantis de sua mulher, em Corumbá. Por precaução, Delcídio também tem abreviado as conversas telefônicas.

Heloísa Helena acusa o Palácio do Planalto

Cartas e telefonemas ameaçadores igualmente estão chegando a outros membros da CPI dos Correios e do Conselho de Ética da Câmara. Da tribuna, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) denunciou ontem que, no fim de semana, recebeu dois telefonemas no celular, nos quais o interlocutor mostrava ter conhecimento sobre o local em que seus filhos estavam naquele momento e os horários de seu irmão no interior de Alagoas. Heloísa acusou o Palácio do Planalto de estar por trás dessa ação e solicitou ao corregedor do Senado, Romeu Tuma (PFL-SP), que solicite à Polícia Federal o monitoramento das ligações recebidas em seu gabinete, em sua casa e em seu celular.

¿ Se a camarilha do Palácio do Planalto acha que vai me meter medo, pela velha ameaça dos expurgos e da tirania para desmoralizar ou matar quem não se curva, pode tirar o cavalo da chuva porque ele vai morrer de pneumonia ¿ disse na tribuna.

Deputado recebeu duas cartas com ameaças

Já o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), recebeu duas cartas apócrifas com ameaças desde que se iniciaram os depoimentos e após as denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Um dos trechos ameaça sua integridade física. ¿Tenha muito cuidado para não ser parcial. Senão, você pode estar perdido¿, afirma a carta. Izar minimiza o teor das mensagens e não acredita que sejam sérias ou que ponham sua vida em risco.

¿ Considero uma bobagem e não entendo que represente perigo ¿ disse o deputado, informando que não pretende pedir ao serviço de segurança da Câmara algum tipo de proteção especial.