Título: SE TIVÉSSEMOS 180 MILHÕES DE FRANCISCOS...
Autor: Gerson Camarotti e Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 26/07/2005, O País, p. 10

Em visita a canteiro de obra, Lula destaca importância de brasileiro ser honesto

BRASÍLIA. Num momento em que o governo e dirigentes do PT são alvos de denúncias de corrupção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou ontem a importância de o brasileiro ser honesto. Em visita ao canteiro de obras do Aeroporto Internacional de Brasília, Lula citou o exemplo de honestidade do auxiliar de limpeza Francisco Basílio Cavalcante, que em março de 2004 encontrou US$10 mil em espécie no banheiro do aeroporto e entregou à Infraero. O presidente começou e terminará a semana participando de eventos públicos, dentro da estratégia política de manter uma agenda anticrise.

Diante de operários que trabalham na obra do aeroporto, o presidente disse que gostaria que os 180 milhões de brasileiros fossem ¿Franciscos¿, generalizando, assim, o problema da corrupção no Brasil. Ele se referiu apenas às ¿denúncias que acontecem no Brasil¿, sem mencionar que elas atingem o PT.

¿ Vocês percebem que gestos como esse (do faxineiro) engrandecem a figura humana. Porque estamos percebendo, com todas as denúncias que acontecem no Brasil, que, se tivéssemos 180 milhões de Franciscos, certamente o dinheiro daria para fazer muito mais coisas para o povo pobre deste país ¿ disse Lula dirigindo-se ao trabalhador: ¿ Você é um exemplo de brasileiro.

A menção ao gesto de Francisco Cavalcante foi a única vez em que Lula foi aplaudido com entusiasmo pelos cerca de 400 operários.

¿ Recebi o Francisco no meu gabinete (quando ele achou os dólares) e perguntei: Você não teve vontade de ficar com o dinheiro? Afinal de contas, você não tinha roubado, você achou. E ele falou: ¿Não, porque aquele dinheiro não era meu¿ ¿ contou Lula.

Na sua maratona de encontros fora do Planalto, esse foi o quarto consecutivo com trabalhadores: na sexta-feira, com petroleiros do Rio de Janeiro; no sábado com metalúrgicos do ABC; anteontem com cegonheiros de São Bernardo do Campo e ontem com operários da construção civil. A estratégia do Planalto é aproximar Lula dos movimentos sociais e dos trabalhadores, sua tradicional base de apoio.

Lula cumprimentou e tirou fotos com nove operários, entre eles Elisângela Rodrigues, técnica em segurança do trabalho.

¿ Votei nele e votaria de novo. O nosso presidente não tem nada a ver com isso ¿ disse Elisângela, ao responder sobre as denúncias que envolvem o PT.

O presidente da Infraero, Carlos Wilson, disse que o governo responde à crise com ações e que Lula é vítima de preconceito. Na sexta-feira, no Rio, Lula disse que não iria ¿baixar a cabeça para a elite¿.

¿ Há mais de 50 mil trabalhando nos aeroportos do Brasil. É a melhor resposta que podemos dar àqueles que, por preconceito, não aceitam um igual a vocês ter chegado à Presidência da República ¿ disse Carlos Wilson.

www.oglobo.com.br/pais