Título: STÉDILE: 'ESTE GOVERNO JÁ ACABOU'
Autor: Marcos Xavier Vicente
Fonte: O Globo, 26/07/2005, O País, p. 10

Dirigente do MST sugere que presidente esqueça partidos e Congresso

CURITIBA. Coordenador nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), João Pedro Stédile criticou duramente ontem o PT. Segundo ele, que participou em Curitiba de uma das manifestações organizadas pela Central dos Movimentos Sociais (CMS) em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, o PT acabou adotando os mesmos métodos contra os quais sempre lutou.

Ao ser perguntado se o movimento social poderia ajudar o governo Lula a criar um novo modelo de desenvolvimento, Stédile disse que isso não será possível neste governo do PT.

¿ Este governo já acabou ¿ disse, às gargalhadas.

Para ele, o PT está copiando os métodos da burguesia:

¿ Compra deputados da direita para que eles aprovem projetos de direita.

Ele classificou de ¿grande vergonha¿ as suspeitas de que o PT pagava mensalão. Sobre a possibilidade de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele assume um tom mais moderado:

¿ O ideal seria que Lula esquecesse as alianças com os partidos e com o Congresso, que estão desmoralizados, e fizesse uma aliança com o povo, realizando um mutirão social para debater o futuro do país.

Ele criticou a política econômica, que considera insustentável e é tão prejudicial ao país quanto os casos de corrupção.

Stédile disse ainda que dados do MST indicam que somente cem mil dos 400 mil assentamentos previstos para os quatro anos de governo Lula foram concretizados até agora.