Título: ESQUERDA DO PT QUER EXPLICAÇÃO DE DIRCEU
Autor: Adriana Vasconcelos e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 27/07/2005, O País, p. 3

Campo Majoritário, porém, sai em defesa do ex-ministro

BRASÍLIA. A crise continua dividindo a bancada do PT. Deputados da esquerda cobraram ontem, em reunião da coordenação da bancada, explicações do deputado José Dirceu (SP) à luz das declarações de Renilda Santiago, mulher do empresário Marcos Valério de Souza, de que ele sabia e negociou com o publicitário os empréstimos para o PT. Mas o ex-ministro foi defendido por companheiros do Campo Majoritário.

- Todos sabem da participação do ex-chefe da Casa Civil para aumentar as bancadas de partidos da base, especialmente o PL e o PTB. É pouco convincente que Delúbio tenha feito tudo sozinho - disse o deputado Paulo Rubem Santiago (PE). - Aguardamos que a executiva peça formalmente que Dirceu se explique.

O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) também reclamou do fato de a bancada ser surpreendida quase que diariamente:

- Quem tiver algo que não disse deve dizer ao partido. É inaceitável sermos surpreendidos, a cada dia, por novas revelações.

Os principais representantes do Campo Majoritário saíram em defesa de Dirceu. Para o secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), os deputados petistas que cobram explicações de Dirceu são os mesmos que vêm atuando numa linha de oposição ao partido e ao governo.

- São deputados que fazem marcação ao partido e ao governo, em linha de oposição. Respeito a posição deles, mas eles tentam instrumentalizar a imprensa contra o partido e aproveitam disso nesse momento tenso - reagiu Berzoini.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também não vê motivos para cobrar explicações de Dirceu. Para ele, os depoimentos na CPI são contraditórios. Chinaglia reconheceu, no entanto, que há uma insatisfação na bancada.

- É público e notório que a direção nacional do partido não tinha conhecimento dos empréstimos e a bancada também não. Há uma insatisfação e ninguém sabe de toda a história - afirmou.

O líder licenciado da bancada, Paulo Rocha (PA), fez um depoimento longo e emocionado para explicar os saques feitos da conta de Marcos Valério. E voltou a responsabilizar o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.