Título: LULA DISCUTE A CRISE COM ALIADOS
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 27/07/2005, O País, p. 13

Depoimento de Renilda na CPI ligando José Dirceu a Valério teria surpreendido o presidente

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou ontem boa parte de sua agenda para analisar a crise política. Seu primeiro compromisso foi um encontro com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), com quem discutiu a necessidade de se criar novos fatos no Congresso para tentar desviar o foco das investigações. À tarde, Lula se reuniu com ministros palacianos e da área econômica, quando tratou dos efeitos do processo político na economia.

No encontro com Severino, que contou com a presença do líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), Lula falou das denúncias e dos petistas nelas envolvidos.

O líder Chinaglia, ao falar da crise, perguntou se Lula havia visto a notícia de que o publicitário Marcos Valério também manteve um caixa dois para beneficiar em 1998 a coligação do então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), hoje senador.

- Não quero nem ler. Quero é boa notícia - disse Lula.

O presidente afirmou que não quer mais ser surpreendido. Ele sugeriu que, quem tiver envolvimento em atos suspeitos, se antecipe e informe ao Planalto. A atitude de Lula teria sido motivada pelo depoimento à CPI da mulher do empresário Marcos Valério, Renilda de Souza, que ligou o então ministro José Dirceu às negociações dos empréstimos de Valério.

Severino reiterou que continuará a dar sustentação ao governo, mas mantendo a independência da Câmara. Desde a semana passada, com a entrada do PP no governo, Lula e Severino intensificaram os contatos.

À tarde, Lula conversou com o núcleo de governo - os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Jaques Wagner (Relações Institucionais) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça).

No único discurso público de ontem, Lula falou apenas de política internacional e das relações com a África. Foi no almoço realizado no Itamaraty, onde ele discursou em homenagem ao presidente de Botsuana, Festus Mogae, em visita oficial ao Brasil.

COLABOROU: Rodrigo Rangel

Legenda da foto: LULA CUMPRIMENTA o presidente de Botsuana, Festus Mogae