Título: 'Automobilismo', a pioneira coluna de carros
Autor: Jason Vogel e Rogério Louro
Fonte: O Globo, 27/07/2005, Carro etc, p. 1

Na falta de modelos nacionais, publicavam-se fotos e notas vindas do exterior. Havia também testes de acessórios

Apioneira coluna "Automobilismo" refletia bem a situação do mercado brasileiro nos anos 30, quando só existiam carros estrangeiros no país, quase todos trazidos por importadores independentes (apenas Ford e General Motors tinham linhas de montagem por aqui). A maioria das notícias publicadas na seção vinha do exterior.

A reportagem principal da primeira edição de "Automobilismo", em 6 de julho de 1933, era sobre os veículos transformados em lojas e mercearias na Europa, com direito a duas fotos de caminhões Bedford modificados para serem usados por "ambulantes modernos".

A coluna também publicava notas nacionais e até testes de acessórios, como o "Indicador Currus", que foi avaliado em um carro do GLOBO. Feito na Alemanha, nada mais era que um bracinho movido a vácuo que servia como seta. O texto ressaltava: "...é inadmissível numa cidade como a nossa, um condutor ter de colocar o braço do lado de fora para indicar que vai dobrar uma esquina...".

A coluna "Automobilismo" não era assinada e hoje é impossível saber se era escrita por um único jornalista. Mas uma curiosidade é que, nos anos 30, O GLOBO tinha um dublê de fotógrafo, repórter e mecânico. Antônio Lopes Gaspar, mais conhecido como Nico, regulava os poucos automóveis de colegas de redação e fazia a manutenção e preparação do Voisin C22 bege com que o jornalista Roberto Marinho chegou a disputar provas de velocidade em estrada.

Numa conversa por telefone, no ano passado, Gaspar (que morreu há quatro meses, aos 95 anos) lembrou que o Voisin de seis cilindros, capaz de superar os 140km/h, chegou a ser usado no trabalho jornalístico, quando a situação pedia urgência.

- O Roberto dizia "no Gaspar eu tenho confiança" e me dava as chaves do Voisin - contou o fotógrafo, que tinha o privilégio de dirigir o "carro de reportagem" mais veloz do Rio.

A primeira seção dedicada a carros durou poucos anos. Com o fim da coluna "Automobilismo", os veículos voltaram, esporadicamente, ao noticiário comum. A Segunda Guerra, a falta de automóveis novos e os racionamentos de gasolina também fizeram os carros perderem espaço.

Só nos anos 50 os automóveis de passeio voltariam a ganhar destaque no jornal.

Legenda da foto: NASH: o primeiro anúncio de carro publicado no GLOBO