Título: 'Começa o show dos automóveis'
Autor: Jason Vogel e Rogério Louro
Fonte: O Globo, 27/07/2005, Carro etc, p. 1

Com este título, CARROetc estreou em 1992

No início dos anos 90, o mercado automobilístico voltou a acordar. As importações de veículos foram novamente permitidas e as fábricas instaladas aqui correram para atualizar sua tecnologia. O maior exemplo de carro brasileiro com qualidade internacional foi o Chevrolet Omega, apresentado em julho de 1992. Três meses depois, o modelo ganhou uma versão caminhonete, a Suprema - destaque da capa do novo caderno de automóveis do GLOBO, batizado de CARROetc e lançado em 14 outubro de 1992. O título era "Começa o show dos automóveis".

- A data era a ideal pela proximidade com o Salão do Automóvel de São Paulo. Numa época de inflação diária, nosso maior problema era a atualização quase semanal dos preços dos carros novos e usados. Recebíamos as planilhas de novos preços, precisávamos conferir valor a valor, num trabalho braçal - lembra Antônio Nascimento, primeiro editor do caderno.

Com o tempo, editores como Paulo César Martins (1994-1998) e Luiz Henrique Romanholli (1998-2001) foram dando ao caderno sua cara atual. Hoje, CARROetc cobre todo o universo do automóvel, com reportagens de serviço, comportamento, curiosidades e muitas avaliações.

Só no último ano, além de conhecer todos os lançamentos nacionais, os leitores do GLOBO puderam ler em primeira mão no Brasil testes de novidades internacionais, como o Corvette C6, o Land Rover Discovery III e as novas gerações do Porsche 911 e do Pontiac GTO.

Mas os destaques são mesmo os modelos do "mundo real". Carros populares e médios, sempre avaliados com imparcialidade, independência e muita paixão. A idéia é fazer análises com bom conteúdo técnico, mas evitando que o texto seja pesado e cheio de números.

Para antecipar a notícia ao leitor do GLOBO, o caderno também vem dando seguidos furos de reportagem, como os primeiros detalhes das novas gerações do Vectra, da picape Hilux, da linha Palio e do Civic. Um ritmo acelerado para rodar mais 80 anos.

Legenda da foto: "RETRATO FALADO" do novo Vectra, em novembro passado: furo