Título: De 0 a 80
Autor: Jason Vogel e Rogério Louro
Fonte: O Globo, 27/07/2005, Carro etc, p. 1

Automóveis no GLOBO, uma longa história

É assombroso o aumento dos automóveis! Este foi o título da reportagem sobre o crescimento da importação de veículos no Brasil, publicada na capa do GLOBO em 29 de julho de 1925 - a primeira edição do jornal. No mesmo dia, outra matéria de capa citava a vinda de Henry Ford ao Brasil.

Hoje, quando o jornal está às vésperas de completar 80 anos, estas notícias soam como o prenúncio de que os automóveis estariam sempre presentes nas páginas. Para contar um pouco destas oito décadas, CARROetc relembra as colunas e os suplementos de veículos já publicados no GLOBO.

É uma história ligada com a própria trajetória do automóvel no Brasil. Desde os anos 10 já eram publicadas no país algumas revistas especializadas (como "Revista de Automóveis", "O Automóvel" e "Boas Estradas"), mas a abordagem era simplória, refletindo a ainda diminuta venda de veículos. Mesmo assim, a cobertura das revistas era mais significativa que nos jornais, em que os carros eram abordados apenas pelo aspecto econômico ou como curiosidade.

Apesar da tendência da época, quatro dias após chegar às ruas pela primeira vez, O GLOBO já dedicava grande espaço à Exposição Internacional de Automóveis do Rio de Janeiro - o primeiro "salão" do gênero realizado na capital federal. O próprio diretor do jornal, Herbert Moses, encarregou-se da cobertura do evento.

Nos anos seguintes, os veículos continuaram merecendo espaço nas páginas do jornal até que, em julho de 1933, estreou a primeira coluna semanal de automóveis do GLOBO: "Automobilismo". Apesar do nome, hoje associado às corridas, a seção só abordava assuntos ligados aos veículos de série.

A PRIMEIRA COLUNA, na página 2

Legenda da foto: EM 14 de outubro de 1992, a estréia do CARROetc