Título: Ipea estima que produção industrial cresceu 5% no primeiro semestre
Autor: Cássia Almeida e Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 28/07/2005, Economia, p. 25

Setores de veículos, papel ondulado e energia surpreenderam no 2º trimestre

Apesar do menor otimismo dos empresários para os próximos meses ¿ constatado pela Fundação Getúlio Vargas ¿ os primeiros indicadores sobre a atividade econômica no segundo trimestre mostram que, pelo menos até junho, a indústria cresceu acima das expectativas. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento, estima que, no mês passado, a indústria cresceu 6,6% frente a junho de 2004.

O IBGE só divulgará o resultado da produção industrial de junho na próxima semana mas, se confirmadas as projeções do Ipea, a indústria terá crescido 5% no primeiro semestre deste ano.

`Houve uma surpresa positiva nos indicadores¿

O Ipea estima ainda que, entre março e junho, a expansão da indústria foi de 6,1%. No início de junho, a previsão do Ipea era de uma alta de apenas 3,9% no segundo trimestre. Essa forte revisão na estimativa ocorreu devido aos bons resultados de indicadores como expedição de papel ondulado, produção de veículos e consumo de energia, que já foram divulgados e são usados pelos economistas para antecipar o resultado da indústria.

¿ Houve uma surpresa positiva nos indicadores antecedentes ¿ resume Estêvão Kopschitz, economista do Ipea.

A consultoria Tendências também se surpreendeu com os bons sinais da atividade econômica e estima agora uma alta de 6,2% na indústria em junho, frente ao mesmo mês do ano passado. A Tendências utiliza em seu cálculo indicadores semelhantes aos observados pelo Ipea. A única diferença é que, em vez do consumo de energia elétrica, acompanha os dados sobre fluxo de veículos pesados pelas estradas do Brasil.

Os economistas explicam que as exportações e a oferta de crédito estão sustentando o crescimento da indústria, puxado principalmente pelo setor de bens de consumo duráveis, como automóveis ou celulares. Além disso, a indústria extrativa está em franca expansão, graças principalmente ao aumento de produção da Petrobras.

Economista: há dúvidas sobre formação de estoques

A estatal, que em 2004 fez paralisações não previstas, este ano iniciou as operações de duas plataformas, a P-43 e a P-48, na Bacia de Campos, cada uma com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo diários. Em 2004, a Petrobras produzia em média 1,49 milhão de barris/dia. No primeiro semestre deste ano, saltou para 1,75 milhão de barris por dia.

Com o bom resultado da indústria nos últimos meses, o Ipea não descarta rever para cima sua atual projeção para o desempenho do setor este ano, que é de 3,6%. Já a Tendências prevê expansão de 4% na indústria em 2005. A consultoria deve elevar sua estimativa para o crescimento da economia no segundo trimestre, mas ainda não acredita numa melhora de cenário para o resultado no final do ano:

¿ O segundo trimestre veio mais forte, mas o próximo pode ser mais fraco. Há dúvidas sobre a formação de estoques na indústria, que afetariam o setor nos próximos meses ¿ diz Guilherme Maia, da Tendências.

COLABOROU Ramona Ordoñez