Título: Delta: cartas também em Itatiaia
Autor: Cláudia Lamego e Daniela Name
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O país, p. 4

O ex-governador Anthony Garotinho usou a mala direta da Delta Construções S.A. também para pedir votos para o candidato derrotado a prefeito de Itatiaia Nilson Rodrigues Neves (PSC), apoiado por ele, ainda no primeiro turno. Como fez em Nova Iguaçu, onde apóia a candidatura do prefeito Mario Marques (PMDB), Garotinho enviou cartas aos moradores pedindo votos. Em Itatiaia, as correspondências eram assinadas por ele como secretário estadual de Segurança.

O diretório regional do PT vai pedir hoje ao Tribunal Regional Eleitoral que investigue o uso da mala direta da empresa Delta. Segundo o advogado Luiz Paulo Viveiros de Castro, responsável pela ação, a empresa não poderia fazer doações a campanhas eleitorais por ser concessionária de serviço público.

Concessionária não pode fazer doação a campanha

A empresa é a maior acionista da concessionária Rota 116, que administra o trecho Itaboraí-Friburgo da estrada estadual RJ-116. A Delta informou ao GLOBO que contribuiu para a campanha de Marques em Nova Iguaçu.

¿ O Mario Marques, assim como todos os candidatos de outros municípios que tenham recebido ajuda da Delta Construções, vão responder a ações de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico por causa da doação da concessionária ¿ disse Viveiros de Castro.

O advogado vai pedir ao TRE que intime a empresa de Correios e Telégrafos a informar todos os municípios que foram destinatários de correspondências faturadas na conta da Delta.

Garotinho, que está em campanha eleitoral pelo candidato Geraldo Pudim (PMDB) em Campos, não quis comentar a ação do PT e reafirmou que desconhece o uso político dessas correspondências. O governo estadual, por meio da assessoria de imprensa, informou que só vai se manifestar se for notificado pelo TRE.