Título: LULA PROMETE DE NOVO PÔR FIM À CORRUPÇÃO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 28/07/2005, O País, p. 3

`Se depender de mim não haverá corrupção, quem sabe, num curto espaço de tempo¿

BAGÉ (RS). Dizendo-se indignado com o ¿disse que disse¿ e com os nomes de inocentes sendo ¿manchados pela imprensa¿, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva novamente prometeu ontem, em discurso para 40 mil pessoas em Bagé (RS), acabar com a corrupção ¿em um curto espaço de tempo¿.

¿ Hoje tenho a minha consciência e milhões de brasileiros que confiaram em mim. E é em nome dessa confiança que eu prometo a vocês: se depender de mim não haverá corrupção neste país, quem sabe, num curto espaço de tempo ¿ afirmou o presidente que, pouco antes, dissera que o único legado que recebeu dos pais analfabetos foi ¿vergonha na cara¿.

Lula esteve ontem na fronteira gaúcha lançando a Universidade Federal do Pampa em Bagé, que parou para recebê-lo. Um público calculado em 40 mil pessoas foi à Praça Silveira Martins e às ruas próximas. Foi Lula quem fez menção à crise política, prometendo de novo levar a apuração das denúncias às últimas conseqüências.

¿ É o único legado que eu tenho na minha vida. E isso eu passei para os meus filhos, e isso é o que eu quero que aconteça neste país ¿ disse Lula, que se manifestou indignado com o que ocorre neste momento no país.

O presidente disse que, tanto quanto é contra a pena de morte, é contra a condenação de qualquer pessoa antes de uma investigação.

¿ É preciso que a investigação seja feita dando às pessoas a oportunidade de defesa para que a gente possa não cometer erros. Vamos investigar, apurar, e somente os culpados terão que pagar. E os nomes de inocentes, que foram manchados pela imprensa do Brasil inteiro, alguém vai ter que pedir desculpas, porque neste país se aprendeu apenas a crucificar e a não pedir perdão quando se comete erros ¿ disse Lula, aplaudido pelas pessoas que compareceram à praça.

O público teve uma distribuição estratégica na linha de frente, onde ficaram professores de escolas e dos campi da Universidade Regional da Campanha, cuja federalização mobiliza a região há alguns meses.

Embora não tenha ouvido vaias e tenha conseguido evitar o protesto dos produtores de arroz, Lula teve que ver ao menos uma manifestação criativa e silenciosa na janela de um prédio do outro lado da praça, de frente para o palco: em uma sacada foi pendurado um cuecão e uma mala. No meio do público outro manifestante silencioso fez referência aos temas do momento: ¿Tem R$para mensalão, mas não tem para a educação¿. Lula, em seu discurso, parece ter procurado responder a isso, dizendo que nenhum outro governo investiu tanto em educação quanto o seu. E mais:

¿ Todas as regiões do Brasil vão receber extensões de universidades federais ¿ destacou o presidente.

Antes de voltar a Porto Alegre no fim da tarde, Lula visitou a Escola Municipal Pérola Gonçalves, onde está sendo implantado um projeto piloto do Fome Zero. Os alunos vão receber duas refeições diárias, que o presidente experimentou, sentando-se à mesa com crianças, comendo sanduíche e tomando café com leite. Sempre distante da imprensa, apenas brincou com os jornalistas, perguntando se queriam comer. Fora isso, nenhum contato, nem mesmo para ver de onde partiu a pergunta sobre se ele estava preocupado com impeachment.

Lula se diz tranqüilo diante das denúncias

Antes de viajar para o Sul, Lula fez um desabafo com interlocutores, afirmando que estava tranqüilo diante das denúncias e que não encontrariam nada de irregular em seu patrimônio. Lula disse que se sentia indignado ao ouvir as denúncias e que nem ele nem o governo do PT deveriam estar passando por este momento.

¿ O presidente, por ele, abriria seu patrimônio. Ele está absolutamente tranqüilo e fica indignado com insinuações ¿ disse um interlocutor, repetindo palavras do próprio Lula.

COLABOROU Cristiane Jungblut