Título: DIRCEU VAI NEGAR QUE SOUBESSE DO MENSALÃO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 28/07/2005, O País, p. 8

Ex-ministro se prepara para depoimento no Conselho de Ética e acha que será tratado como réu

BRASÍLIA. O deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro da Casa Civil, vai tentar concentrar seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, na próxima terça-feira, no motivo da investigação em curso naquele foro: se o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) quebrou ou não o decoro parlamentar ao denunciar, sem provas, a existência do mensalão. A amigos, Dirceu tem dito que, embora tenha sido convocado como testemunha, sabe que será tratado como réu. Mas insistirá que não sabia da existência do mensalão.

¿ Será um depoimento importante, ainda que limitado, dado que, quando alguém vai depor no Conselho de Ética, tem função específica e ele vai como testemunha, provavelmente ¿ afirmou o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), dizendo que Dirceu está seguro e tranqüilo.

Segundo interlocutores, nem mesmo a presença de Jefferson na reunião do Conselho de Ética abala a tranqüilidade do ex-ministro. Para Dirceu, a presença de Jefferson seria a antecipação da esperada acareação entre os dois.

¿ Estou tranqüilo. Sei muito bem como lidar com Roberto Jefferson ¿ tem dito Dirceu.

Há dez dias, Dirceu tem se dedicado totalmente à preparação de seu depoimento. Ele não tem freqüentado a liderança do PT e evita os corredores da Câmara. Assessores têm municiado o deputado com os depoimentos no Conselho de Ética e na CPI dos Correios. Além de se reunir com advogados, ele também tem buscado dados e informações com ex-assessores na Casa Civil. Segundo o advogado de Dirceu, José Luiz Oliveira Lima, não há estratégia jurídica para evitar qualquer pergunta.

¿ O deputado vai prestar depoimento na qualidade de testemunha e vai responder o que lhe for perguntado ¿ disse o advogado, acrescentando que Dirceu poderá levar documentos.

Dirceu recebeu a visita de deputados petistas

No fim da manhã de ontem, Dirceu recebeu em seu apartamento a visita de três colegas petistas: Paulo Rocha (PA), Professor Luizinho (SP) e José Mentor (SP). Eles ficaram na residência por cerca de uma hora.

¿ Foi uma visita de amigos. Ele está tranqüilo. Está se preparando para o Conselho, pois não pode ir para vários focos. Tem que se concentrar em um ¿ disse Rocha.

Em conversas reservadas, Dirceu tem dito que se sente vítima de um julgamento político porque passava a imagem de que era ¿o todo poderoso do governo¿, que sabia de tudo e controlava todos. O deputado costuma dizer que, ao entrar no governo, se dedicou totalmente à função e deixou o partido aos cuidados da nova executiva.