Título: Tarso: `Não há protecionismo para ninguém¿
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 28/07/2005, O País, p. 8

Presidente do PT quer que dirigentes do partido com cargos públicos e envolvidos em denúncias apresentem relatório

BRASÍLIA. O presidente do PT, Tarso Genro, anunciou ontem que vai pedir a todos os dirigentes do partido que têm cargos públicos e que estão envolvidos em denúncias que apresentem à direção nacional um relatório sobre as acusações para que sejam analisados pelos dirigentes. Tarso justificou a decisão como "resguardo e prudência do PT" e que servirá até como defesa para petistas que estejam sendo indevidamente acusados. Ele garantiu que o partido não protegerá nenhum de seus filiados que tenha eventualmente praticado irregularidade.

Tarso falou sobre o assunto um dia após Renilda de Souza, mulher do empresário Marcos Valério de Souza, ter confirmado que o ex-ministro José Dirceu sabia dos empréstimos feitos pelas empresas do publicitário ao PT.

¿ Por enquanto, não há qualquer fato comprovado ou comprovável que nos pareça que a direção tem que levar alguns de seus quadros (como Dirceu) à Comissão de Ética. Mas não há nenhum tipo de protecionismo. Não temos discriminação, positiva ou negativa, em relação a qualquer quadro do partido. Mediante uma determinada provocação, se Dirceu quiser dar explicações, o PT estará aberto para ouvi-las ¿ disse Tarso.

O presidente do PT lembrou, porém, que, se algum militante pedir a convocação de Dirceu, a executiva nacional analisará o caso. Tarso acrescentou que na próxima semana vai notificar todos os parlamentares que estão na lista de pessoas que teriam recebido dinheiro de Valério para que apresentem explicações.

¿ O PT não vai ficar inerte. Partimos do pressuposto que os companheiros têm interesse em dar explicações. Se não tivessem é que seriam suspeitos ¿ disse Tarso.

Executiva do PT se reunirá dia 4

O petista explicou que apresentará essas propostas na reunião da executiva nacional do próximo dia 4:

¿ Vou propor que peguemos a lista de todos os companheiros que têm responsabilidade pública e que estejam envolvidos em denúncias, sejam elas fundadas ou infundadas, e que o PT solicite a eles que enviem um relatório a respeito do assunto. É uma atitude de resguardo do partido. Vamos analisar tudo com parcimônia, sem culpar qualquer pessoa previamente e sem execuções sumárias. Quem tem o direito de fazer execução sumária é arbitrário e totalitário.

O presidente do PT foi muito cuidadoso ao falar de Dirceu e procurou desqualificar o depoimento de Renilda.

¿ Quanto às insinuações em relação ao ex-ministro Dirceu, o depoimento de Renilda é de uma pessoa que não está comprometida em dizer a verdade. E Dirceu nega qualquer envolvimento nos fatos ¿ ressaltou ele.

Tarso contou que esteve ontem no Palácio do Planalto para fazer, como ministro da Educação, a última reunião com o articulador político do governo, Jaques Wagner. Amanhã, ele deixará o ministério para ficar apenas no comando do PT.

¿ Vim dizer que a executiva nacional do PT estará totalmente à disposição da coordenação política. A executiva constitui uma nova experiência de direção, no que se refere a um cuidado especialíssimo com os militantes do PT que estão no governo. A apuração profunda dos fatos é uma ajuda ao governo Lula, à estabilidade política e à democracia no país ¿ disse Tarso.