Título: Marta volta a reclamar de perseguição e cita Geni
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 26/10/2004, O país, p. 8

A prefeita licenciada de São Paulo, Marta Suplicy, voltou ontem a reclamar do suposto tratamento preconceituoso que estaria recebendo da imprensa na campanha pela reeleição. No sábado, ela chorou ao falar sobre o mesmo assunto. Marta ontem chegou a citar Geni, travesti que se prostitui na música de Chico Buarque ¿Geni e o zepelim¿. Em entrevista ao programa Paulo Lopes, na Rádio Capital, Marta disse que não se sentia confortável no papel de vítima, mas acusou jornais e revistas de lhe atacarem por ser mulher. Sem se referir a um episódio específico, disse que algumas reportagens são um verdadeiro acinte.

¿ Que mulher é bom para apanhar, é mesmo. Que o diga Chico Buarque, que na música dizia: ¿joga pedra na Geni...¿ É muito mais fácil ridicularizar e bater em uma mulher do que bater em homem ¿ disse Marta, observando que o preconceito é mais ideológico, por causa do medo de o PT sair fortalecido com sua vitória. Ela admitiu que chora em determinadas situações, mas disse que dois minutos depois se recompõe e vai à luta.

¿Ele alavancou com Alckmin¿

Marta disse ainda que seu adversário, o tucano José Serra, se beneficiou do prestígio de seu padrinho, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas vacilou ao ser perguntada por que também não se beneficiara do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Alckmin é bem avaliado e tem credibilidade. Serra, sem esse apoio, não teria a menor chance. Ele deu uma boa alavancada com o apoio de Alckmin.

¿ Por que isso não aconteceu com o apoio de Lula e José Dirceu à sua candidatura? ¿ perguntou o entrevistador.

¿ Não sei se isso não aconteceu. Não está claro... ¿ respondeu a prefeita.

Lopes também perguntou se não era constrangedor aparecer ao lado do ex-prefeito Paulo Maluf em cartazes. Marta disse que não tinha visto os cartazes. Ela também se irritou quando perguntaram sobre seu futuro político, caso não seja reeleita.

¿ Seria doida de falar sobre isso. Creio genuinamente, de coração, que vou ganhar.

À noite, antes de se encontrar com intelectuais que assinaram um manifesto de apoio à sua candidatura, Marta disse, em entrevista ao ¿SP-TV¿, da Rede Globo, que não fez uma avaliação do impacto em sua campanha da prisão do publicitário Duda Mendonça. Ao falar do assunto pela primeira vez, ela disse que é uma página virada e que sua campanha está a toda na rua para ganhar a eleição:

¿ Estamos tentando ganhar a eleição, o que é possível. Ninguém ganhou a eleição ainda, o voto ainda não está na urna.

Marta recebeu o manifesto subscrito por intelectuais como o crítico literário Antonio Cândido e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, entre outros.

Suplicy: ela pode ter ficado brava

Ex-marido de Marta, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a prefeita deve estar brava com as críticas feitas a ela por sua namorada, Mônica Dallari, em entrevista à ¿Veja¿:

¿ Ela pode ter ficado brava. Ainda não falei com ela sobre isso. Mas o choro e o desabafo de sábado, não acredito que tenham sido por causa da entrevista ¿ disse ele.

Na entrevista, Mônica considerou muito difícil a vitória de Marta e disse que o senador está sofrendo desgaste político pelo apoio à candidata.