Título: NO HOSPITAL À ESPERA DE CIRURGIA
Autor: Aloysio Balbi e Taís Mendes
Fonte: O Globo, 28/07/2005, Rio, p. 16

Menino atacado passa tempo brincando. Mãe processará donos de cão

Enquanto espera pela cirurgia reparadora do olho esquerdo, Brian Couto da Silva, de 7 anos, atacado por um pitbull na terça-feira, em Nova Iguaçu, passa o tempo brincando com jogos eletrônicos de um telefone celular e com um baralho no Hospital Souza Aguiar. Com o rosto muito ferido, marcado por cortes profundos que vão do lábio superior à têmpora esquerda e que lhe custaram dezenas de pontos, o menino está internado na enfermaria pediátrica. A mãe, a diarista Adriana de Oliveira Couto, conta que ele pede sua presença o tempo todo, o que a impede de trabalhar. Adriana está decidida a processar os donos do pitbull, que ela diz ter atacado o filho na rua.

¿ Não entendo como, sabendo que têm um cão violento, com histórico de outros ataques, essas pessoas não o deixam sempre amarrado ¿ disse ela. ¿ O muro da casa deles é baixo, o cachorro costuma pulá-lo freqüentemente, segundo meus vizinhos. Eles inventaram essa história de que o Brian entrou na casa deles. É um absurdo, meu filho não entraria sem autorização na casa de ninguém. Ele é muito obediente. Estava na calçada quando foi mordido.

Brian, que cursa a segunda série do ensino fundamental, é inteligente e articulado. Ele relembra constantemente o momento do ataque e conta que o pitbull não o soltava, mesmo com a intervenção de outras pessoas.

¿ Eu estava brincando com um amigo em frente à casa onde vive o cachorro. De repente, ele pulou o muro e avançou. Mordeu o meu rosto e o braço do meu amigo. Ele também ficou machucado. Na hora, eu senti muita dor e não conseguia enxergar nada. Parecia que o meu olho tinha saído do lugar.

Adriana é viúva e mora com a irmã e Brian no Bairro da Prata, em Nova Iguaçu. Ela afirma que sempre sentiu medo de pitbulls e, por isso, apóia o decreto que proíbe a circulação dos cães dessa e de outras três raças consideradas perigosas (dobermann, rottweiler e fila) durante o dia:

¿ Eu já tinha ouvido dizer que pitbull é uma raça feita a partir de outras só para brigar. Esses cachorros agressivos não poderiam mesmo ficar soltos. Depois de ver o que um deles é capaz de fazer com uma criança, tenho ainda mais certeza de que a lei é correta. Meu filho sofreu muito e ainda está sofrendo por causa de um ataque absurdo que poderia ter sido evitado.