Título: MANIFESTANTES JOGAM OVO CONTRA CARROS DA COMITIVA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 3

Quatro estudantes filiados ao PSTU e ao P-SOL são detidos durante protesto em Porto Alegre

PORTO ALEGRE. Pelo menos dois carros que acompanhavam a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem cedo em Porto Alegre, foram atingidos por ovos lançados por um grupo de manifestantes que protestava contra a corrupção. Quatro estudantes que participavam do protesto foram detidos pela Polícia Militar e levados para a delegacia. O carro que levava o presidente não foi atingido. O protesto, liderado por filiados ao PSTU e ao P-SOL, ocorreu no instante em que Lula deixava o hotel no centro da cidade e se dirigia para Canoas, onde participou de um evento na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).

Um dos estudantes detidos, Israel Dutra, de 22 anos, disse que foi preso pela polícia sob a alegação de que tinha jogado ovo no presidente. Ele afirmou que não atirou nada contra o carro de Lula. A polícia alega que também foram atirados pedaços de pau. Um policial teria sido atingido. O protesto paralisou o trânsito na rua do hotel, uma das mais movimentadas do centro.

Os manifestantes chegaram à porta do hotel por volta das 8h. Carregando bandeiras do PSTU e do P-SOL, além de cartazes com fotomontagem de Lula usando uma cueca com dinheiro e faixas de protesto, o grupo também entoava refrãos, como ¿Ô Lula, que traição, tirou do povo pra botar no mensalão¿. Eles usavam narizes de palhaço e chapéus de caipira. Lula não abriu os vidros do carro.

Na refinaria da Petrobras, o presidente foi ovacionado pelos cerca de 700 funcionários da empresa. Fugindo do protocolo, chegou próximo ao alambrado que separava os funcionários das autoridades, distribuiu autógrafos e posou para fotografias. (Flávio Freire)