Título: PL tentou acordo com Jefferson para evitar cassação
Autor: Luiza Damé e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 29/07/2005, O País, p. 9

Partido de acusados de receber mensalão consultou Mesa da Câmara sobre possibilidade de retirar acusação contra petebista

BRASÍLIA. A tentativa de acordo para evitar a cassação de deputados do PL e do PTB repercutiu mal na Câmara e provocou recuo nas negociações entre os dois partidos. O acordo, confirmado por vários parlamentares, previa que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), retirasse a representação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), evitando a sua cassação, e em troca o petebista não representaria contra parlamentares do PL. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), confirmou que o PL fez uma consulta informal sobre a possibilidade de retirar a representação e sustar o processo contra Jefferson em andamento no Conselho de Ética desde o mês passado.

Jefferson ainda não fez representação contra o PL

Para Jefferson, o acordo seria vantajoso, porque, como o processo já foi aberto, ele não pode mais renunciar ao mandato e evitar sua cassação e a conseqüente perda do direito de se candidatar nos próximos oito anos. O PL, em troca, ganharia a desistência de Jefferson de representar contra Valdemar; o líder da bancada, Sandro Mabel (PL-GO); e o deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ). Semana passada, Jefferson anunciou que faria representação contra esses três e mais o deputado José Dirceu (PT-SP), mas ainda não fez.

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara informou que Severino não se manifestará ¿sobre hipótese¿. Mas explicou que caberá ao presidente analisar o eventual pedido de retirada da representação, pois tanto o regimento interno quanto o código de ética são omissos em relação a isso.

O presidente do PL, por meio da assessoria de imprensa, limitou-se a dizer que ¿até o momento não tomou qualquer iniciativa formal na direção da retirada da representação¿. O líder Sandro Mabel negou categoricamente qualquer tipo de acordo com o PTB e até a consulta informal à Mesa da Câmara.

¿ Nós não negociamos com gente da estirpe de Jefferson.

Para relator, atitude provocaria ¿levante cívico¿

Integrantes do Conselho de Ética reagiram com indignação à tentativa de sustar o trabalho. O relator do processo contra Jefferson, Jairo Carneiro (PFL-BA), disse que o fim dessas investigações poderá provocar ¿um levante cívico¿.

¿ A sustação maquinada por interesses escusos colocaria em dramática e insustentável posição os detentores de parcela do poder constituído no Legislativo e no Executivo e exporia a nação a um julgamento de profunda consternação e condenação de sua credibilidade ¿ disse Carneiro.

O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) disse que a retirada da representação significará a desmoralização do Congresso.

¿ Isso é uma aberração. Seria a desmoralização do Congresso. A Câmara iria para o descrédito total. O conjunto da Casa pagaria o preço pela atitude de poucos ¿ disse.

O deputado Chico Alencar (PT-RJ) classificou a negociação de ilegítima e vergonhosa:

¿ Não vamos aceitar essa mutreta.