Título: Lessa diz que críticas ao BNDES são tentativa de desmantelar instituição
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 26/10/2004, Economia, p. 25

O presidente do BNDES, Carlos Lessa, fez ontem duras críticas a pessoas que, segundo ele, estão tentando desmantelar a instituição quando dizem que o banco é ineficiente, que a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é uma das causas da elevação da taxa básica de juros (Selic) e que os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) devem ser diretamente distribuídos aos bancos privados.

¿ Eu desafio os que ousam dizer que o BNDES é o espaço da burocracia e da ineficiência. Quem diz isso são os mesmos que usam a Lei de Gérson, os mesmos derrubadores da imagem brasileira.

Segundo Lessa, empresários não são ineficientes

Lessa afirmou que a eficiência do banco vem melhorando a cada dia, e a prova é dada pelo resultado dos boletins de desempenho da instituição.

¿ As operações de financiamento não dependem da vontade do banco de financiar, mas da disposição do empresário de realizar o projeto. Por isso eu não aceito, rejeito frontalmente qualquer insinuação de que o BNDES é ineficiente. Não ponho a carapuça. Os empresários também não são ineficientes, eles pensam antes de investir ¿ disse.

Lessa disse ainda que entre as idéias que têm sido veiculadas na imprensa há algumas semanas, a de destinar os recursos do FAT diretamente aos bancos privados é uma tentativa real de tentar desmantelar o BNDES.

¿ A idéia de ter os recursos do FAT distribuídos pela rede bancária privada é a idéia de quem quer desmantelar de vez com um banco de desenvolvimento. Os recursos do FAT negociados a uma taxa menor vão dar àqueles que o manipularem um poder negocial que o BNDES não utiliza. O discurso destas pessoas está na defesa da destruição do BNDES. São teses que se reproduzem a cada 24 horas.